quarta-feira, 23 de abril de 2008

Cada um por si e Deus por MIM


Estava hoje vindo de trem para o trabalho e comecei a reparar nas pessoas ao meu redor - cada um com o seu fone de ouvido.

Vivemos num mundo onde a moderna tecnologia permite que levemos no pequeno espaço de um simples bolso, sofisticados aparelhos coma capacidade de armazenar e reproduzir com qualidade digital algumas centenas de músicas e áudios-livro, bem como captar estações de rádio.

Um avanço tecnológico muito importante e "útil" para alguns, porém agravando uma forte tendência desta atual geração - O INDIVIDUALISMO.

Antigamente (década de 50 e 60) era relativamente comum ver uma pessoa entrar num transporte coletivo, sentar-se ao lado de um desconhecido e começar a puxar uma conversa:

- Com licença
- Bom dia
- Calor hoje, não?
- Sim, acho que irá esquentar ainda mais
- Você viu ontem a notícia no tele-jornal?
...
E por aí iam conversando até um ter saltar no próximo ponto ou estação.

Hoje o que vemos é uma multidão de pessoas alienadas em seus mundos e vivendo suas vidas sem sequer sentir a necessidade de notar o outro ao seu lado. A tecnologia dos portáteis está criando barreiras invisíveis entre os seres humanos, isolando-os socialmente e dando a impressão que o mundo gira ao seu redor.

Pobre homem moderno, obrigado a conviver com as mazelas do crescimento populacional, mas cada vez mais solitário em seu próprio mundo.

Um comentário:

  1. A tendência é o afunilamento da "estrada". Quanto mais tecnologia menos envolvimento.

    O ser humano carece do que chamamos de humanização.

    Será que não é normal na humanidade? Como eram os homens no passado distante?

    Abraços.

    ResponderExcluir