segunda-feira, 12 de maio de 2008

Ilusão de Ótica


Dizem que enxergamos com muita facilidade aquilo que queremos ver.

Muito embora isto seja verdade, não é toda a verdade, pois nós também enxergamos com facilidade aquilo que foi cuidadosamente preparado para provocar em nós uma ilusão de ótica, induzindo-nos a ver aquilo que queriam que nós víssemos.

A mídia muitas vezes é poderosa para criar verdadeiras ilusões de ótica induzindo as massas a enxergarem somente aquilo que lhe é conveniente.

A conveniência da mídia tem por base justamente descobrir o que as pessoas querem ver e a partir daí "desenhar" os fatos criando a ilusão que lhes dará justamente o que querem.

Para não sermos enganados precisamos aprender a olhar para o quadro analisando racionalmente cada parte em separado. Só assim conseguiremos ver que, muito embora o conjunto cuidadosamente planejado sugira uma coisa, na verdade o sugerido não tem nada haver com a realidade. É pura ilusão de ótica!

6 comentários:

  1. Excelente ilustração.

    Parece que a mídia, finalmente, vem sendo enxergada como o famoso quarto poder, que pode induzir ao bem ou mal.

    ResponderExcluir
  2. O ser humano não precisa da mídia para se deixar enganar. O poder dos meios de comunicação sobre a massa é coisa recente, mas antes dela já tinhamos, por exemplo, a religião, os heróis da guerra...

    A raça humana se deixou acovardar justamente pela capacidade que a diferenciou dos demais animais. A imaginação.

    E para fugir dos monstros que habitam sua mente, o ser humano optou viver uma ilusão. Prefere acreditar em herois e deuses salvadores do que aceitar a vida como ela é.

    ResponderExcluir
  3. eu vi um gatinho uma planta meias e maniquim

    ResponderExcluir
  4. uma planta, a cortina,o gato , a meia-calça , taça e a estante que fazem que formam o desenho que aparentemente vira uma mulher

    ResponderExcluir
  5. realmente fantastico!!! muito bom!

    ResponderExcluir