sábado, 11 de outubro de 2008

Espiritismo Moderno ou Ilusionismo Antigo – Parte 9


À medida que a notícia das “batidas misteriosas” na casa dos Fox se espalhava pelos Estados Unidos, crescia cada vez mais a fama das duas irmãs.

Elas passaram a fazer demonstrações públicas de supostos contato com os mortos, chegando inclusive a se apresentar no Museu Barnum em Nova Iorque.

Era o espiritualismo entrando para o show business e servindo como um entretenimento em que as pessoas faziam questão de pagar para ver.

Não demorou muito e novas jovens médiuns, bem mais bonitas e atraentes que as Irmãs Fox, surgiram para conquistar uma fatia deste mercado promissor e muito rentável.


Entre elas estava Cora Hatch e Achsa White Sprague que se apresentavam como porta-vozes em transes espiritualistas e logo se tornaram “pop stars”.

Tais “transes espiritualistas”, quando não eram fruto de um natural talento teatral, eram alcançados através do mesmerismo (hipnotismo ou auto-sugestão). Antes de uma sessão, assistentes ou manipuladores poderiam fazer passos de mesmerização diante dos médiuns para ajudá-las a alcançar o estado de transe.


Os Irmãos Davenport também ficaram famosos com seus shows espiritualistas em Nova Iorque. Seu ato principal e mais famoso consistia em serem amarrados com as mãos nas costas e então serem colocados dentro de um “gabinete” (basicamente um guarda-roupas grande com assento), onde existiam vários instrumentos musicais suspensos. Logo após a luz do palco diminuir e as portas serem fechadas, os espectadores ouviam violões, violinos, sinos, e pandeiros tocando dentro do gabinete. Mas quando as portas do gabinete eram abertas, os Irmãos Davenport estavam sentados calmamente, mãos e pés amarrados no lugar.


O que os espiritualistas não esperavam é que mágicos como o americano Harry Kellar, que tinha sido um assistente dos Irmãos Davenport, e o inglês John Nevil Maskelyne reproduzissem o mesmo truque em seus shows de mágica, sem terem que apelar de forma fraudulenta para a ação dos espíritos e enganar as audiências levando-as a crer no espiritismo.

Um folheto de 1876 trazia escrito: "Kellar e o Gabinete Maravilhoso - introduzindo fenômenos surpreendentes e inexplicáveis realizados por meios invisíveis que, por ignorância e superstição, foram atribuídos a feitiçaria e demonologia".


Um cartaz de 1893 mostrava a caricatura do mágico Maskelyne em um canto estrangulando uma serpente com a palavra “fraude” e a legenda: “Ele é duro com os Espiritualistas”.

Vários outros mágicos conseguiam duplicar em seus shows os efeitos que os espiritualistas diziam alcançar em sessões supostamente por poder oculto. Veja alguns exemplos:

Quando tudo estava começando por volta dos anos 1850, o mágico John Henry "Professor" Anderson já escarnecia das Irmãs Fox, chamando-as de "conjuradoras em disfarce", e logo acrescentou os “rappings de espíritos” (batidas sobrenaturais) aos seus números de mágica.


O mágico francês Robert-Houdin acrescentou a atração "Segunda Visão" ao seu ato no qual o filho dele, vendado em palco, identificava itens que os membros da platéia davam para o mágico.

Já era uma espécie de clichê na época que antes de levitar uma bonita jovem usando camisola (um número bem sensual para os padrões morais daqueles tempos) era necessário colocá-la em uma espécie de “transe sonâmbulo”. O "Professor" Anderson em 1852, apresentava este número com nome de “Suspensão Mesmérica - a maravilha do século 19”.

Com tais imitações, os mágicos se transformaram nas exibições divertidas da racionalidade, dando a suas audiências as mesmas emoções vividas nas sessões supostamente espiritualistas. Seus números eram considerados como um desmascaramento das fraudes espiritualistas, pois realizavam os mesmos efeitos sem qualquer pretensão de envolvimento real com os espíritos desencarnados dos mortos.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário