quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Operação Bola de Cristal - Parte 1


No ano de 2006 o Programa Fantástico da Rede Globo lançou uma interessante série de reportagens sob o título:
"Operação Bola de Cristal".

Um ator foi contratado e durante seis meses recebeu treinamento onde aprendeu os truques usados pelos videntes para enganar seus clientes. Participaram da experiência como professores, o mágico Khronnus e o psicólogo e também parapsicólogo Jayme Roitman.

Após meses de preparo, o ator Osvaldo Mil foi colocado perante um auditório de 40 pessoas que voluntariamente se candidataram para a suposta experiência de paranormalidade, mas que nada sabiam de toda armação.

Osvaldo entrou em cena com um "ponto" (pequeno receptor no ouvido) e durante toda a experiência foi orientado pelo mágico Khronnus e pelo psicólogo Jayme Roitman.

Confira no vídeo como foi a experiência:

O Falso Vidente - Programa do dia 07/05/06


Perceberam como no fim da experiência, mesmo com os produtores do Fantástico esclarecendo toda a farsa, a participante Fernanda preferiu continuar acreditando que Osvaldo era de fato um paranormal?

Aqui está uma clara demonstração de como aquilo em que uma pessoa quer acreditar (a fé) pode ser poderoso para cega-la para os argumentos da razão.

Na próxima postagem serão revelados os bastidores da Operação Bola de Cristal.

OBS: A idéia desta série de postagens veio de uma conversa que tive ontem com meu dentista e grande amigo Juliano.

2 comentários:

  1. Acompanhei com bastante interesse essa série do Fantástico. É incrível como um bom ator, devidamente preparado, consegue convencer a tantos de seus poderes sobrenaturais!

    Parabéns pela nova série aqui no blog.

    ResponderExcluir
  2. Vale dizer que tal procedimento pode acontecer em qualquer "compartimento" da fé. Imaginem uma criança sendo doutrinada desde a mais tenra idade...

    Boa iniciativa!

    ResponderExcluir