sexta-feira, 14 de novembro de 2008

PNL - O Poder da Sugestão


.
[P] Programação = são padrões de comportamento e objetivos que estabelecemos em nossas vidas.

[N] Neuro = a maneira como nosso cérebro e sistema nervoso trabalham.

[L] Linguística = modo como nos comunicamos com os outros (verbal e não-verbal) e com nós mesmos (em voz alta ou dentro de nossas mentes).


A programação neurolingüística (ou simplesmente PNL) é um conjunto de técnicas, axiomas e crenças que seus praticantes utilizam visando principalmente o desenvolvimento pessoal. É baseada na idéia de que a mente, o corpo e a linguagem interagem para criar a percepção que cada indivíduo tem do mundo, e tal percepção pode ser alterada pela aplicação de uma variedade de técnicas (fonte: Wikipédia).

Apesar de a PNL ter sido proposta em 1973, ela permanece até hoje sem comprovação científica, e por isto, causa muita controvérsia quanto à sua utilização como uma técnica terapêutica.


Vou lhe mostrar um vídeo onde o mentalista e psicólogo Derren Brown manipula uma pessoa para que ela escolha exatamente o presente que já está dentro da caixa. A técnica por ele utilizada demonstra o poder manipulativo da sugestão visual e principalmente verbal sobre a mente humana, bem como nos dá uma noção dos fundamentos elementares onde os defensores da PNL procuram apoiar seus conceitos.

Infelizmente o vídeo não está legendado em português, mas se você tiver a paciência de assisti-lo até o final (são só 7 minutos) irá entender a técnica.

Dicas:
1) Preste atenção na decoração da sala altamente sugestiva nos seus mínimos detalhes - isto se chama "mensagem subliminar";
2) Perceba o sutil toque no ombro que ele dá cada vez que fala uma palavra relacionada a "bike" ou a "BMX" - isto se chama "código-sinal".


Na verdade tudo não passa de uma técnica psicológica que pode ser utilizada com propósitos nobres como, por exemplo, manter uma criança calma na sala de espera de um hospital através de uma decoração com figuras infantis, brinquedos e até psicólogos preparados para conversar com elas, ou com propósitos questionáveis como incutir na mente de uma pessoa uma filosofia ou doutrina não dando oportunidade que ela reflita racionalmente por si mesma.

Um comentário:

  1. Olá, Cleiton! Estou admirada com a variedade de temas que aborda no seu blog, e fico pensando como gerencia seu tempo para escrever sobre tantos assuntos e desenvolver tantas atividades diversificadas como administrador, mágico, maratonista, teólogo... rs
    Se tiver curiosidade, visite meu blog! Ele só tem 2 dias de vida, mas pretendo que seja tão bom quanto o teu!
    Beijos e parabéns!

    ResponderExcluir