terça-feira, 23 de dezembro de 2008

O Poder das Pirâmides


Ontem, após a última reunião da Associação dos Mágicos de São Paulo realizada em 2008, nos reunimos, como de costume, numa lanchonete no centro da cidade para o nosso já tradicional "bate-papo mágico".

A conversa, como sempre, foi muito animada e interessante, especialmente no momento que ganhamos alguns presentes gentilmente oferecidos pela da dupla de mágicos "The Jokers", Nicolas e Cláudia.

Bem, em determinado momento a conversa acabou sendo direcionada para assuntos religiosos e místicos, assim como naquele outro episódio que já relatei aqui neste blog.


Estávamos conversando um pouco sobre a lei da atração, ceticismo, agnosticismo, teísmo e ateísmo, quando um amigo mágico (não divulgo seu nome por não saber se ele me autorizaria a faze-lo), começou a relatar sua experiência pessoal que o levou a crer na possibilidade de existir algum tipo de força no Universo que não se restringisse aos fenômenos físicos conhecidos e transcendesse àquilo que a ciência pudesse seguramente explicar.

Sua experiência foi com o suposto poder das pirâmides. Ele nos contou ter feito algumas experiências com as pirâmides onde pode comprovar seu poder esotérico (esta foi a palavra que ele escolheu para denominar o efeito).


Ele nos contou de frutas e leite que reagiam de forma diferenciada à ação do tempo quando colocada dentro de uma pirâmide feita com as mesmas proporções da pirâmide de Gizé e tendo direcionada uma de suas faces para o norte verdadeiro (levemente diferente do norte magnético apontado pela bússola). Nos falou também de lâminas de barbear que se regeneravam após determinado tempo dentro de uma pirâmide.

É claro que toda esta conversa nos intrigou bastante, especialmente por ter vindo de alguém com uma excelente cultura acadêmica.


Como tenho por lema que a verdade não teme a investigação, iniciei hoje uma rápida pesquisa na internet sobre o suposto poder das pirâmides. Como era de se esperar, encontrei muito material místico, esotérico e pseudo-científico defendendo e ratificando o poder das pirâmides. Porém, muito pouco material confiável do ponto de vista estritamente científico.

No Dicionário Cético (Versão em português do "The Skeptic´s Dictionary" de Robert Todd Carroll) encontrei uma excelente referência para estudo sob o título "Piramidiotice", mas é uma pena que a maior parte dos links que me interessaram já estavam desativados.

No Wikipedia em inglês também existe uma boa fonte de informações e referências literárias sob o título "Pyramid Power". Foi lá que encontrei uma dica que chamou-me a atenção:


In 2005, an episode of MythBusters was aired on the Discovery Channel in which a test of pyramid power was performed, using pyramids built to the specifications found in pyramid power claims, such as using the location of the King's Chamber in the Great Pyramid of Giza. Several scenarios were tested — perishables (in this case food and a flower) rotting, and razor blade sharpening. The tests, once corrected for errors, yielded no appreciable differences between items in the pyramids and items outside. (In one rotting experiment, it appeared that the saw used to cut one of the apples had a larger microbial content on one side, which would have increased the rotting ability of one half of the apple that was cut.)

Tradução:


"Em 2005, um episódio do MythBusters foi ao ar no Discovery Channel no qual foram realizados testes sobre o poder das pirâmides, usando pirâmides construídas com as especificações encontradas na pirâmide reinvindicadora de poder, como o uso da localização da Câmara do Rei na grande pirâmide de Gizé. Vários cenários foram testados - Deteriorização de Perecíveis (neste caso, comida e uma flor), e afiação de uma lâmina de barbear. Os testes, uma vez corrigido os erros, não produziam diferenças significativas entre os itens de dentro da pirâmide e os itens de fora. (Em uma experiência de deteriorização, verificou-se que a serra utilizada para cortar uma das maças estava com um maior teor microbiano em um lado, o que teria aumentado a capacidade de apodrecimento da metade da maça que foi cortada)".

Consegui a sequência de vídeos com o programa completo onde os MythBusters testaram o mito das pirâmides. Neste mesmo programa foi testado mito de se construir uma máquina voadora no quintal de casa, e como os dois testes estão intercalados ao longo do programa, você será obrigado a ver este teste para poder assistir às partes do teste da pirâmide.

Bom proveito...











CONCLUSÃO: O Mito do poder das Pirâmides está cientificamente
"DETONADO"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário