terça-feira, 26 de maio de 2009

O Ministério dos Crentes adverte: Questionar pode ser prejudicial à sua fé (Parte 4)


“Arquivo X da I.A.S.D.” – este é o nome do site que criei para apresentar de forma detalhada e amplamente documentada a fatídica mudança ocorrida nas crenças fundamentais dos adventistas; e “Irmão X” era a minha identidade como o editor responsável (o site existe até hoje e pode ser encontrado no endereço www.arquivoxiasd.com).

A página de abertura contém uma breve apresentação do trabalho de pesquisa que serviu de base para o seu conteúdo, e também um apelo para que as pessoas analisassem por si mesmas todas as informações ali contidas e então tirassem as suas próprias conclusões.

Na sessão Respostas às Perguntas mais Frequentes expliquei que o site havia sido batizado com este nome porque queria chamar atenção para os documentos e revelações históricas que revelavam uma verdade diferente da verdade oficial comumente aceita. Também procurei deixar bem claro quais eram as minhas verdadeiras intenções com aquelas denúncias.

Criei também uma Sessão de Cartas onde recebia inúmeros e-mails não deixando nenhum sequer sem resposta (no começo tive muito trabalho, pois em menos de 20 dias, o site já havia atingido a marca de mais de cinco mil acessos). Entre as muitas dúvidas, críticas, comentários e contribuições dos leitores, constantemente recebia apelos para que revelasse minha identidade. Cansei de responder a estes “curiosos” que a minha identidade não era importante, pois em nada iria alterar os fatos ali revelados (a maioria destes pedidos vinham de pastores que queriam a minha cabeça).

Todo o material principal do site estava disposto em 10 capítulos mais alguns apêndices, porém com o tempo acabei incorporando mais artigos e estudos de minha autoria e de colaboradores. Criei também uma sessão onde comentava as Lições da Escola Sabatina (publicação oficial da IASD com estudos diários e sistemáticos da Bíblia para todos os membros a nível mundial) e alertava para algumas incoerências com foco na Justificação pela Fé e no conceito de divindade (Trindade).


Foi nesta época que tive um interessante reencontro casual (dentro de um Hipermercado) com um amigo que não via desde que nos formamos juntos na Faculdade de Teologia (sua identidade será mantida em sigilo até que ele mesmo queira se identificar). Conversamos rapidamente, porém o suficiente para ele se abrir contando de forma resumida seu drama vivido dentro de uma Instituição Adventista. Com isto senti-me à vontade para também contar-lhe um pouco do meu drama.

Como ele é uma pessoa de mente bem aberta, à medida que nossa amizade ia aumentando, tomei a liberdade de começar a partilhar com ele algumas coisas que antes nunca havia tido a oportunidade de discutir pessoalmente com ninguém. Não demorou muito para eu começar a receber algumas colaborações suas para meu site. Pelas mesmas razões que as minhas ele preferiu manter-se no anonimato, assinando sempre seus artigos e participações como “Irmão Sete”.

Considero este encontro um evento antológico, pois ele desencadeou uma série de outros eventos que mudariam ainda mais os meus conceitos.

Para continuar lendo clique ---> Parte 5

6 comentários:

  1. Amigo Cleiton:

    O encontro foi no EXTRA, ao lado do parque Burle Marx.

    Somos da turma de 1985 do SALT (Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia) e tenho a honra de saber, faz tempo, que você é o IrmãoX. Eu não me importo em dizer (e não o fiz antes para preservar a "sua identidade") que sou o "irmão Sete" . Lembra-se do assunto "Sacudidura"? Até ali eu ainda acalentava alguma esperança de que o ASD voltariam à origem.

    Paciência!

    Um forte abraço e siga firme com suas postagens aqui.

    Enéias Teles Borges
    IRMÃO SETE
    Blog: Convictos ou Alenados?

    ResponderExcluir
  2. Olá Cleiton, é um enorme... enorme não... é um imenso prazer te conhecer!
    Fui da IASD durante 5 anos (2003-2008), comecei a estudar teologia na Elpis de um pastor chamado Gilson Medeiros da IASD; o que aconteceu...? Por me aprofundar no estudo da Bíblia acabei fazendo novas descobertas, pesquisando e acabei saindo da igreja Adventista do Sétimo Dia. Através da internet conhecia o site www.averdadeacimadetudo.com do irmão Adilson de Souza, no qual conheci grande parte dos documentos apresentados pelo senhor no arquivo x da IASD; Este irmão Adilson me mandou o material após eu ter solicitado, e no meio do material veio um livro de título "Eu e o Pai somos um" de Ricardo Nicotra. Neste livro existe o endereço www.igrejacrista.com, acessei e fui conhecer a igreja na qual eu me batizei em nome de Jesus e sou membro, porém por ser muito longe e abrir alguns questionamentos sobre a submissão da mulher ao marido (e a igreja não ter aceito bem), faz alguns dias que não apareço na igrejinha. De fato fico muito contente em saber que tenho novos materiais para evangelizar membros adventistas que são sinceros e ainda falam comigo.

    ResponderExcluir
  3. É um prazer conhecer o senhor. tambem fui adventista por mais de 15 anos agora sou adepto judaismo seu site me ajudou muito

    ResponderExcluir
  4. Olá Cleiton
    Entrei pra IASD no ano de 1985. hoje estou fora, estou fora de tudo, dessas drogas que entram na alma, falo das crenças e deuses

    ResponderExcluir
  5. Quanta gente revoltada... acho que esperavam que Deus desse Prosperidade e coisas boas sempre.

    ResponderExcluir