quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Cadê meu Celular? Cadê meu Celular?

.
Se você é uma daquelas pessoas que quando perde o seu telefone celular fica que nem o cara do vídeo abaixo:


Ao invés de ficar desesperado igual o cidadão acima com seu chinelo, aqui vai uma recomendação que já rola na internet há algum tempo, e vez ou outra acaba batendo na nossa Caixa Postal:

Agora, com esta estória do 'Chip', o interesse dos ladrões por aparelhos celulares aumentou. É só ele comprar um novo chip por um preço médio de R$30,00 em uma operadora e o instalar no aparelho roubado. Com isso, está generalizado o roubo de aparelhos celulares. Segue então uma informação útil que os comerciantes de celulares não divulgam. Uma espécie de vingança para quando roubarem celulares. Para obter o número de série do seu telefone celular (GSM), digitem *#06# . Aparecerá no visor um código de algarismos. Este código é único!!! Escrevam-no e conservem-no com cuidado!!! Se roubarem seu celular, telefonem para sua operadora e informem este código. O seu telefone poderá então ser completamente bloqueado, mesmo que o ladrão mude o 'Chip'. Provavelmente não recuperarão o aparelho, mas quem quer que o tenha roubado não poderá mais utilizá-lo. Se todos tomarem esta precaução, imagine, o roubo de celulares se tornará inútil. Enviem isto a todos e anotem o seu número de série!!!

Este número mencionado na mensagem acima se chama IMEI (International Mobile Equipment Identity). Trata-se do número de identificação do aparelho com 15 algarismos que vem programado da fábrica.

Checando as informações descobri que infelizmente não é assim tão simples como a mensagem divulga. Teoricamente esse sistema funcionaria, não fosse um detalhe quase despercebido, o IMEI de um aparelho pode ser trocado.

A troca do IMEI do celular roubado por um "IMEI Limpo" é conhecida entre os ladrões pela expressão "Limpar o Celular". Portanto, se alguém quiser te vender um celular dizendo que ele está "limpo", você já sabe agora que se trata de "produto roubado".

Pelo que entendi em minha pesquisa, a troca do IMEI não pode ser feita por qualquer "Zé Mané", pois depende de conhecimento técnico específico e de equipamento sofisticado que custa uma fortuna. Mas como esta bandidagem está se sofisticando cada vez mais, não duvido nada que já exista alguma máfia especializada na limpeza de celulares roubados.

Mesmo assim a recomendação para se anotar e guardar o número do IMEI é válida, porém não precisa digitar nada, pois este número geralmente vem registrado no manual, na caixa, na bateria do celular ou na nota fiscal do aparelho.

Os procedimentos corretos no caso de ter o seu celular roubado ou perdido são as seguintes:

1) Comunique imediatamente sua Operadora informando o número de IMEI de seu aparelho para que possa ser efetuado provisoriamente o bloqueio preventivo de sua linha.

2) Para bloquear seu celular, será necessário apresentar o Boletim de Ocorrência Policial dentro de um prazo máximo de 3 dias, a partir da data de solicitação do bloqueio provisório.

3) No Boletim de Ocorrência devem constar as seguintes informações: Nome, Endereço Completo, Número do CPF, Número da identidade, Descrição do Aparelho (modelo e marca), Descrição do Chip (informação disponível no verso do Cartão de Senhas) e o Número do IMEI.

4) Além do Boletim de Ocorrência Policial, algumas Operadoras exigem a apresentação da Nota Fiscal de seu aparelho.

5) É importante lembrar que desde o momento de extravio, furto ou roubo de seu celular até a comunicação do ocorrido à sua Operadora, os custos decorrentes serão de sua responsabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário