quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Novo Modismo Alimentar


A bola da vez em termos de alimentos milagrosos que prometem curar e prevenir um monte de doenças esta com a SEMENTE LINHAÇA.

A televisão, jornais, revistas e principalmente a internet só falam dela. Nas lojas de produtos naturais e mercearias especializadas ela já é um produto escasso.

Aqueles que acompanham este blog já sabem que sou contra a estes modismos de saúde, pois acabam quase sempre super valorizando um produto em detrimento do equilíbrio tão vital para a verdadeira estabilidade da saúde.

Isto sem falar que acaba criando falsas expectativas e até levando a um consumo indevido (exagerado) cujas consequências poderão caminhar no sentido contrário ao bem estar que tanto se almeja.

Bem, mas como os leitores deste blog são pessoas esclarecidas e ponderadas, aqui vai um resumo de tudo que está se falando deste alimento:


A Semente de Linhaça é considerada como um alimento funcional, ou seja, que contém, além de seus nutrientes básicos (carboidratos, proteínas, gorduras e fibras), elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças.

Na composição da semente de linhaça estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos poliinsaturados (Ômega 3 e Ômega 6), que lhe conferem a propriedade de alimento funcional. A semente de linhaça é a mais rica fonte de Ômega 3 existente na natureza.

Muitos estudos estão sendo desenvolvidos para confirmar os benefícios do consumo regular (uso contínuo) da semente de linhaça, tais como:

Vitalidade Física: A linhaça aumenta o coeficiente metabólico e a eficácia na produção de energia celular. Os músculos se recuperam mais facilmente da fadiga do exercício.


Baixa de Colesterol e Peso: A linhaça moída é excelente para baixa de peso, pois como é rica em fibras solúveis (tem cinco vezes mais fibra que a aveia), elimina o colesterol de forma rápida.

Combate ao Câncer: A semente de linhaça contém 27 componentes anticancerígenos, sendo um deles a LIGNINA (contém 100 vezes mais Lignina que os melhores grãos integrais).

Condições da Pele e do Cabelo: Com o consumo regular a pele torna-se mais suave. É útil para a pele seca e pele sensível aos raios do sol. É ideal para problemas na pele, tais como: psoríase e eczema (espinhas). É excelente para a calvície causada por má nutrição do coro cabeludo.

Sistema Digestivo: Prevêem ou cura o câncer de cólon. Ideal para artrite, prisão de ventre, acidez estomacal. Lubrifica e regenera a flora intestinal. Expulsão de gases gástricos. É um laxante por excelência. Previne os divertículos nas paredes do intestino. Elimina toxinas e contaminadores.


Sistema Nervoso: É um tratamento para a pressão. As pessoas que consomem linhaça sentem uma grande diminuição da tensão nervosa e uma sensação de calma. Ideal para pessoas que trabalham sob pressão. Melhoras funções mentais dos anciãos, melhora os problemas de conduta (esquizofrenia). A linhaça é uma dose de energia para teu cérebro.

Doenças Inflamatórias: O consumo de linhaça diminui as condições inflamatórias de todo tipo. Refere-se a todas aquelas doenças terminadas em "TITE", tais como: gastrite, hepatite, artrite, colite, amidalite, meningite, etc.

Retenção de Líquidos: O consumo regular de linhaça, ajuda aos rins a excretar água e sódio.

Sistema Imunológico: A linhaça alivia alergias e é efetiva para o LUPUS. Contém Omega 3, 6, 9 e um grande conteúdo de nutrientes que fazem com que nosso organismo fique menos doente, oferecendo uma grande resistência imunológica.

Sistema Cardiovascular: É ideal para tratar a arteriosclerose, elimina o colesterol aderido nas artérias (é excelente para regular o colesterol ruim), esclerose múltipla, trombose coronária, alta pressão arterial, arritmia cardíaca, incrementa as plaquetas na prevenção da formação de coágulos sanguíneos.


Modo de Usar na maioria dos casos: Duas colheres de sopa por dia batido no liquidificador com um copo de suco de fruta. Também se pode colocar sobre a fruta, ou misturar com a aveia, ou mesmo junto com o iogurte no café da manhã ou no almoço. Podem tomar pessoas de todas as idades (crianças, adolescentes e anciãos), inclusive mulheres grávidas.

Dica: Ouvi falar que a Linhaça que possui todas estas propriedades é a Linhaça Dourada (acho que devem existir outros tipos) e deve ser consumida sempre na forma triturada (não na forma de grãos inteiros).

Bom proveito e lembre-se que os benefícios só serão sentidos com um consumo regular (diário) e equilibrado, levando em consideração todos os outros demais fatores essenciais para uma boa saúde e um viver saudável (exercícios regulares, higiene, repouso adequado, boa alimentação e uma visão otimista da vida).

Um comentário:

  1. A bola da vez na alimentação é a semente de linhaça, asim como a gripe do porco é a bola da vez das doenças.
    Qual é o laboratório responsável? Qual personalidade política é beneficiada ? Cura impotencia ? Quando chegará a vez do capim? ...

    ResponderExcluir