segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Seria o Cristianismo uma Farsa Histórica? (Parte 3 - Conclusão)


O documentário "Zeitgeist, The Movie" encaixa-se com perfeição no padrão das múltiplas Teorias de Conspiração que existem, e como tal deve-se sempre ter um pé atrás com tudo o que lá afirmam de forma categórica.

Os criadores e promotores de tais teorias possuem uma característica comum que é reunir somente as informações que lhe interessam e relacioná-las de maneira parcial e tendenciosa de forma sempre a fortalecer suas idéias pré-concebidas.

O documentário está longe de ser um estudo sério sobre o tema, de forma que nenhum historiador ou pesquisador que se preze irá considerá-lo como uma fonte segura de informação cujas pesquisas foram feitas dentro da mais rigorosa metodologia científica.

Por outro lado, não posso afirmar que a refutação feita não tenha sido igualmente parcial e tendenciosa, porém com argumentos e documentação pelo menos um pouco mais consistente e sem devaneios muito mirabolantes (só um pouquinho).

Resumindo: Embora ambas as posições sejam passíveis de refutação e só podem ser aceitas como verdade com o acréscimo do elemento "fé", está bem claro para mim que será necessária muito mais fé para se crer na teoria Zeitgeist do que na refutação formulada pelos cristãos.

Mas esta é apenas a minha opinião.

2 comentários:

  1. Cleiton,

    Deixando de lado toda a maldade e exagero que possa existir no documentário "Zeitgeist, The Movie", a mensagem é simples e bastante inteligível: os personagens sobrenaturais do cristianismo são tão fantasiosos quanto os de qualquer outra religião e, muito provavelmente, nasceram dos ideais religiosos egípcios e demais culturas antigas. Não sei porque você disse que é necessário fé para aceitar isso. Não é necessário fé, mas um mínimo de conhecimento histórico e bom senso.

    Quanto à réplica religiosa, um enfado. Como sempre se preocuparam mais em destruir a reputação dos seus algozes do que provar com base na história os motivos de sua crença. Isso porque, fora o testemunho bíblico, não há registro histórico fidedigno que sustente tanta baboseira religiosa.

    Para mim, com base em tudo o que já li, ouvi e pensei, é conclusivo: a religião dos hebreus foi formulada a partir da egípcia - a potência cultural daqueles tempos - e o cristianismo é uma das maiores, senão a maior, farsa idealizada pelo ser humano. E eu não precisei de uma gota de fé para chegar a essa conclusão.

    ResponderExcluir
  2. Gstei desse seu comentário.Eu também nem precisei de fé pra tal conclusão.

    ResponderExcluir