quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Conflito de Gerações (2ª Parte)

Cleiton Heredia

Os Baby Boomers (1946-1964)

Baby Boom é um termo usado para identificar um período onde o coeficiente de natalidade cresce de forma acentuada e anormal. As pessoas nascidas nesse período são chamadas de Baby Boomers. O termo popularizou-se após a Segunda Guerra Mundial, quando houve um aumento importante da natalidade nos Estados Unidos. (Wikipédia)


Estes são os nossos pais e mães que hoje estão numa faixa etária compreendida entre 46 e 64 anos de idade.

Essa geração é formada inicialmente pelos filhos pós-guerra, mas que também tiveram a sua própria guerra – a guerra do Vietnã – acontecendo na segunda metade do período desta geração.

Culturalmente falando, eles foram unidos por um importante fenômeno que moldou basicamente sua forma de pensar e de ver o mundo: a televisão.

Eles foram a primeira geração que cresceu em frente à TV, assistindo os mesmos seriados, filmes, notícias e começando a serem doutrinados pela mídia consumista. Talvez este fator mais do que qualquer outro fez com que fossem identificados como uma geração de consumidores cada vez mais afoitos.


Outro elemento cultural que distinguiu os Boomers dos seus pais (a Geração Silenciosa) foi o Rock and Roll. Artistas como Elvis Presley, Little Richard, Buddy Holly e, posteriormente, Bob Dylan, Beatles, Rolling Stones e The Who tomaram conta das ondas sonoras e deram aos Boomers a identidade de uma geração.

As sementes de revolta e liberdade começavam a serem plantadas na mente dos jovens que cada vez mais se distinguiam como a “Geração do Eu” devido ao fato de ser a primeira geração a fazer um intervalo entre a infância e a idade adulta, curtindo o fato de ser jovem.

Por outro lado, eles também foram uma das gerações mais ativas e menos egoístas de todos os tempos. Sua luta contínua contra a injustiça criou o movimento das mulheres, o movimento pelos direitos civis, os protestos contra a Guerra do Vietnã e muito mais.

Acredito que como um subsídio a esta postagem, você poderia também dar uma espiada na pesquisa ricamente ilustrada que fiz em 2008 chamada "Série: Mudanças - Os Anos 60". Ali você irá poder ver como era a moda, o cinema, os seriados de TV, os desenhos animados, os brinquedos, a literatura, e a tecnologia que caracterizou a fronteira entre esta geração e a seguinte que veremos amanhã.

Continua...

Um comentário: