sábado, 30 de janeiro de 2010

Conflito de Gerações (5ª Parte)

Cleiton Heredia

A Geração Z (após 1990)


Neste grupo de garotos e garotas todos estão com menos de 20 anos, porém podemos dizer as características peculiares desta geração percebem-se mais nitidamente naqueles que hoje estão entre os 12 e 16 anos (os filhos mais novos da Geração X).

A Geração Z, um termo repudiado por alguns especialistas, não somente é a sequência lógica depois da Geração Y, mas vem também de “Zapping” que em português poderíamos traduzir por “Zapear” que significa a ação de ficar trocando constantemente o canal da televisão. Esta geração não se estressa nem por um minuto de ficarem zapeando entre as múltiplas tecnologias. Eles se sentem muito à vontade com todo este “Zig-Zag” incessante e muitas vezes simultâneo onde ligam ao mesmo tempo a televisão, o rádio, o vídeo-game, o celular e o iPod, enquanto navegam na internet e estudam para uma prova (seus pais da Geração X não entende como eles conseguem tal proeza).


Esta geração não conheceu um mundo sem todas estas maravilhas tecnológicas pós-modernidade e por isto não conseguem imaginar como seria possível viver sem internet, telefones celulares touch screen que tiram fotos, computadores multimídia super velozes, iPods com Gigas de armazenamento, videogames com gráficos exuberantes, televisores e vídeos em alta definição e outras tantas novidades neste ramo que diariamente estão surgindo.


Como basicamente vivem uma parte significativa do seu tempo num mundo virtual e podem ir para onde quiserem através da internet, esta geração não vê limites para suas "andanças" e não se apegam às fronteiras geográficas. Porém, se a vida no mundo virtual é fácil, rápida e sem restrições, muitas vezes a vida no mundo real acaba sendo prejudicada pelo não desenvolvimento de habilidades em relacionamentos interpessoais (ouvem pouco e falam menos ainda). Existe a tendência de viverem no virtual aquilo que a vida real não permite.


Uma outra característica desta geração relacionada diretamente ao rápido avanço tecnológico é a "obsolescência". Como um aparelho de última geração hoje pode estar obsoleto e questão de meses, os jovens da Geração Z são condicionados a não dar muito valor para as coisas e constantemente estão querendo substituir seus aparelhos ainda funcionais por outros cada vez mais modernos (a facilidade com que trocam de aparelhos celulares é um exemplo clássico).


O grande desafio desta geração está em saber como administrar a verdadeira "enxurrada de informação" facilmente disponível em tempo real. Como o "deus internet" (ou seria "deus Google"?) parece ser onisciente, amigável e completamente acessível, não existem limites para aquilo que querem conhecer. Por isto se torna imprescindível que aprendam o quanto antes a separar o trigo do joio, e este desafio não se resolve com tecnologia, mas com uma consciência advinda da maturidade. Os educadores de hoje precisam estar atentos para esta realidade e atuarem como agentes catalisadores desta consciência ao invés de repressores do inevitável.


Enquanto a Geração Y acredita piamente em carreira profissional conquistada com base nos estudos formais e muitos estão se dedicando fortemente para isso, a Geração Z é um tanto quanto desconfiada (ou seria "relaxada"?) quando o assunto são os estudos formais e uma carreira profissional de sucesso. Parece que com tantas atrações tecnológicas a preencherem seu tempo, "a ficha ainda não caiu" no que diz respeito ao mundo real (segundo especialistas, poderá haver uma “escassez” de médicos e cientistas no mundo pós-2020).

Para entender melhor todas as influências e pressões sofridas na infância desta galerinha da Geração Z reveja seus principais referenciais nos anos 90 acessando a postagem "Série: Mudanças - Os Anos 90".


E como as coisas estão sempre evoluindo os mais novinhos, ou seja, aqueles que nasceram já dentro do novo milênio podem ser considerados a "Geração Z II", que é uma geração com todas as características da Geração Z, porém de forma muito mais acentuada. O mundo desta nova geração está sintetizado na postagem "Série: Mudanças - O Novo Milênio".

Fim da série

Nenhum comentário:

Postar um comentário