sábado, 16 de janeiro de 2010

A Mente que Mente


Atraído pela rara oportunidade de assistir a um filme de um mentalista fui ontem ao cinema ver "A Mente que Mente" (The Great Buck Howard).

Como já havia assistido ao trailer minha expectativa não era de um grande filme, mas apenas uma curiosidade de ver como este segmento do ilusionismo, o mentalismo, seria retratado e, em especial, curtir a perfomance do grande John Malkovich no papel do mentalista.

Muito embora o protagonista da história não seja o mentalista Buck Howard, mas seu assistente recém contratado, Troy Gable (interpretado por Colin Hanks, filho de Tom Hanks), o destaque fica para a interessante interpretação de Malkovich que mescla muito bem o humor e a melancolia de um sujeito excêntrico, egoísta e grosseiro. Acredito que o filme só não foi um fracasso total por causa dele.


O personagem do mentalista é inspirado num ilusionista real que fez sucesso nos Estados Unidos nos anos 1970, George Joseph Kresge Jr, conhecido como "The Amazing Kreskin". Ele apareceu no The Tonight Show 56 vezes entre os anos de 1970-1980. Na década de 1980 e 1990 ele novamente alcança destaque através de várias aparições no Late Night with David Letterman. Em 2009 ele se tornou o primeiro convidado para fazer três aparições no New Late Night with Jimmy Fallon.

Um dos seus melhores e mais famosos efeitos é encontrar o seu cachê escondido entre a platéia. Sua performance é tão impressionante que até hoje causa polêmica quanto ao método ou técnica por ele utilizada (ele falhou em apenas 9 oportunidades).


Atualmente Kreskin, com 75 anos, ainda está na ativa aparecendo com regularidade na WPIX de Nova York e anualmente no canal de notícias da Fox e na CNN para fazer as suas predições de ano novo.

Apesar das suas predições anuais e outros efeitos inexplicáveis, o grande Kreskin, como todos os ilusionistas de destaque, nunca pretendeu possuir poderes paranormais ou afirmou ser um clarividente. Aliás, ele sempre se irrita quando colocado junto com os médiuns (ou psíquicos). Ele também ministra cursos de técnicas psicológicas para detecção de mentiras através da linguagem corporal e da inflexão da voz.

Abaixo você pode conferir o Amazing Kreskin fazendo alguns números de mentalismo no programa Late Night with David Letterman no ano de 1990:

Um comentário:

  1. Apesar das suas predições anuais e outros efeitos inexplicáveis, o grande Kreskin, como todos os ilusionistas de destaque, nunca pretendeu possuir poderes paranormais ou afirmou ser um clarividente.

    Com relação a precognição, Alan Vaughan e Malcolm Bessent foram dois psíquicos que passaram em diversos testes científicos por pesquisadores independentes e jamais foram pegos em fraude. Infelizmente ambos já estão mortos. Ouvi dizer que Vaughan chegou inclusive a entrar numa das edições do Guinness como o mais acurado preditor do mundo, mas não consegui confirmar essa informação.

    ResponderExcluir