sábado, 23 de janeiro de 2010

A Verdade sobre as Calorias (2ª Parte)

Cleiton Heredia


Existe também a possibilidade dos rótulos subestimarem a quantidade de calorias. Se você considerar que apenas 20 Kcal a mais daquilo que você precisa diariamente poderá no final de um ano resultar em um quilo de gordura a mais, então uma pequena margem de erro na contagem de calorias pode não ser tão insignificante assim.

As Calorias e a Densidade dos alimentos

As comidas mais macias (exemplo: fatia de bolo) exigem menos esforço do organismo no processo digestivo do que as comidas mais duras (exemplo: barra de cereais integrais), ou seja, uma comida mais macia consumirá menos energia na hora da digestão, portanto a energia (caloria) que ficará no organismo será maior do que aquela que ficará após digerir um alimento mais duro.


Cientistas japoneses fizeram uma pesquisa onde alimentaram um grupo de ratos com ração dura, enquanto o outro grupo foi alimentado com ração macia (ambas as rações tinham o mesmo sabor e quantidade de calorias). Quase seis meses depois foi observado que os ratos que comeram ração macia estavam bem mais gordos que os que comeram ração dura, inclusive com grande quantidade de gordura abdominal. Pesquisa em humanos tem mostrado os mesmos resultados.

Não é sem razão que os nutricionistas vivem nos falando que os alimentos integrais (mais duros) são muito mais saudáveis que os refinados ou industrializados (mais moles). E nem é somente por causa da balança, mas também porque as comidas integrais são muito mais ricas em fibras e vitaminas do que as refinadas.

Outra coisa importante a se observar nos alimentos integrais é que a taxa de absorção do organismo é menor do que as dos alimentos refinados. Por exemplo, se você comer uma fatia de pão integral, trinta por cento ou mais será excretado pelo organismo. Já no caso da fatia de bolo feito com farinha refinada e açúcar, quase cem por cento é digerido.

Mas tem mais...

Aguarde a continuação.

Um comentário:

  1. É isso aí, meu caro!

    E a diferença entre alimentos duros e macios tem lógica mesmo (é como a diferença entre cortar madeira e cortar manteiga). Afinal, quanto mais trabalho pra digerir, mais energia gasta. Assim como subir escadas gasta muito mais do que descê-las. Talvez, o segredo seja comer alimentos que dêem mais trabalho ao organismo para serem digeridos. Assim, parte das calorias é gasta ali mesmo, sendo o restante utilizado para outras atividades (caminhar, por exemplo).

    Cuidar da alimentação é muito importante, mas não é tudo. Exercícios físicos (pelo menos uma caminhada diária rumo ao trabalho é um bom começo) é de grande ajuda na luta contra o excesso de peso.

    E viva as barrinhas de cereais!

    P.S.: Uma ótima pedida para minha mestra Edilaine.

    ResponderExcluir