sábado, 13 de março de 2010

Chá Verde - Mocinho ou Vilão?

por Cleiton Heredia


Ultimamente tem se ouvido falar muito dos benefícios do Chá Verde: antioxidante (consequentemente anticancerígeno e combate o envelhecimento precoce), previne doenças cardíacas e circulatórias, acelera o metabolismo (consequentemente auxilia nas dietas de emagrecimento), ação antiinflamatória e por aí vai.

Aqueles que são movidos pelas ondas do consumo e sempre estão à procura daquele produto mágico que milagrosamente resolverá todos os seus problemas de saúde, embarcaram de cabeça na moda do chá verde, chegando a beber litros e mais litros dele diariamente.

Chá verde estava em alta até que começam a se ouvir boatos aqui e ali de que o consumo excessivo poderia causar gastrite, insônia, hipertensão, taquicardia, dor de cabeça, náuseas e até hepatite fulminante.


E agora?

Bem, vamos esclarecer primeiro que o chá verde a que estamos nos referindo é a substância proveniente da infusão da erva Camellia sinensis (tem muita coisa vendida por aí com o nome de chá verde que na verdade é uma mistura de ervas que não se sabem ao certo quais são).

Pelo que pesquisei, o problema não está no chá verde (consumido tradicionalmente pelos orientais há milênios), mas sim na completa falta de bom senso de alguns.

Por melhor que seja um produto e por mais benefícios que possa proporcionar, TUDO que for ingerido em excesso será prejudicial à saúde.

O chá verde não é diferente. Segundo os especialistas, o limite máximo diário é algo em torno de 1 litro (cinco xícaras). Porém, o ideal seria algo em torno de duas a três xícaras consumidas ao longo do dia entre as refeições.


Outra coisa que causa polêmica é se o chá verde tem ou não cafeína. Uns juram que sim! Outros brigam que não. Eu sinceramente tenho cá minhas dúvidas, mas sou mais propenso a acreditar em um especialista como o Dr. Jou Eel Jia, médico especializado em Medicina Tradicional Chinesa, que afirma que o chá verde não possui cafeína, mas um excitante chamado teofilina.

Este mesmo médico orienta:

"Qualquer pessoa que tenha um estado de saúde alterado, deve consultar seu médico para saber se pode tomá-lo; ou se o chá verde serve para isso, para aquilo... Mas a princípio o chá verde, se não tomado em excesso, não possui contra-indicação, exceto para quem tem histórico de gastrite, pois um dos seus compostos, o tanino, pode irritar a parede do estômago, mesmo se tomado em cápsulas." Fonte: http://www2.uol.com.br/vyaestelar/cha_verde02.htm

Portanto, seja inteligente e se informe muito bem antes de embarcar em qualquer um destes modismos de saúde.

Um comentário:

  1. Olá Cleiton!

    Eu sou uma fã do chá verde, apesar de não o consumir com frequência. Tenho uma digestão muito difícil e quando isso acontece uma xícara deste chá quentinho após a refeição me alivia imediatamente :) quanto aos outros benefícios não me importo muito, para mim são secundários. Já em relação aos possíveis malefícios vou ficar atenta, porque tenho o estomâgo sensível.
    Obrigada pelas dicas, vou voltar!

    Um beijinho e bom fim de semana :)

    ResponderExcluir