terça-feira, 23 de março de 2010

Corrida de Montanha (Parte 1)

por Cleiton Heredia


Neste próximo sábado, dia 27 de março, às 16 horas terá início à temporada de Corridas de Montanha 2010 com a 1ª Etapa acontecendo na Vila de Paranapiacaba, válida pela Copa Paulista de Corridas de Montanha.

A corrida de montanha é um esporte relativamente novo no Brasil e originou-se na Europa nas regiões alpinas.

Como muitos confundem uma corrida de montanha com as corridas de Cross Country, as Corridas de Aventura ou mesmo as Competições de Escalada, segue um breve resumo explicativo de cada uma destas atividades esportivas:

Corrida Cross Country:

É também conhecida como Corrida Corta-Mato e caracteriza-se basicamente por ser realizada em terreno aberto e/ou levemente acidentado podendo incluir no percurso vegetação rasteira (relva, grama), lama, mata ou água. Pode ter alguns pequenos desníveis (subidas e descidas), mas nada significativo.

Corrida de Aventura:

É também conhecida como Corrida Multi Esportiva e caracteriza-se por envolver vários esportes de aventura (Trekking, Mountain Bike, Canoagem e Atividades Verticais como tiroleza, ascenção ou rapel). É realizada em ambientes naturais remotos e exige uma complicada logística de equipes de apoio, uma grande quantidade de equipamentos obrigatórios e conhecimentos de orientação e navegação.

Competição de Escalada:

É também conhecida como Escalada Esportiva e caracteriza-se por serem realizadas em estruturas verticais naturais ou artificiais. Não tem nada haver com uma corrida, pois a técnica utilizada é exclusivamente de escalada onde o vencedor é aquele que chegar primeiro ao topo da via ou completá-la em menor tempo.


Já as Corridas de Montanha...

Continua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário