quarta-feira, 24 de março de 2010

Corrida de Montanha (Parte 2)

por Cleiton Heredia


A Corrida de Montanha é basicamente uma corrida de velocidade e resistência disputada em um ambiente montanhoso.

Esta corrida se caracteriza pelo acentuado desnível acumulado (muitas subidas e descidas), terreno bem variado (estradas de terra, trilhas, riachos, córregos, cachoeira, pedregulhos e rochas) e inúmeros obstáculos naturais dos mais variados níveis de dificuldade.

O percurso é previamente todo sinalizado com placas, fitas e outros sinais indicativos, não sendo necessário ao competidor conhecimento de orientação e navegação (mesmo assim alguns conseguem errar o caminho e se perder).


Também não são necessários equipamentos muito complicados, mas basicamente um recipiente com água para hidratação (para as provas onde os postos de controle e apoio são muito afastados um do outro) e uma lanterna (para as provas noturnas). Caso a prova seja de dia e tenha postos de água a cada 3 ou 4 quilômetros de distância um do outro, nenhum equipamento é necessário.

Como as provas acontecem em terrenos dos mais variados e bastante acidentados é aconselhável o uso de um calçado próprio para se correr trilhas. Eles possuem um solado especial bem aderente, antiderrapante e com drenagem instantânea. Devem ser também fáceis de limpar uma vez que ao final de uma prova se encontram num estado deplorável.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário