terça-feira, 9 de março de 2010

Dicas Cientificamente Comprovadas para Emagrecer - Parte 4

por Cleiton Heredia


Dica #5: As sopas ajudam a adiar a fome

Foi realizada uma pesquisa com duas equipes de soldados do exército inglês cujos resultados acredito que irão lhe interessar.

A primeira equipe almoçou uma porção de frango com legumes e arroz, acompanhado com um copo de água. A segunda equipe almoçou exatamente a mesma coisa, porém tudo foi antes batido no liquidificador e servido na forma de uma sopa bem consistente.

Duas horas depois do almoço o volume de comida no estômago dos soldados foi medido através de um aparelho de ultrassom e foi constatado que a primeira equipe tinha um volume menor do que a segunda, de forma que começavam a sentir fome antes.

A explicação para isto é que quando comemos alimentos sólidos acompanhados de líquidos (água ou sucos), esses líquidos são rapidamente absorvidos pelo sistema digestivo, diminuindo consequentemente o volume no estômago. Já no caso do alimento batido e transformado em uma sopa bem grossa, esta demora mais para ser digerida fazendo com que a pessoa fique satisfeita por mais tempo.


Dica #6: Cuidado com refeições com muitas variedades

Sabe aquela história de experimentar só um pouquinho de cada coisa? Pois é, caso a variedade seja muito grande como, por exemplo, nos restaurantes tipo "self service", o que normalmente acontece é das pessoas comerem bem mais daquilo que seria realmente necessário para se sustentarem.

É claro que refeições com muitas variedades são bem mais atraentes, porém os estudos revelam que, quando a oferta é grande comemos demais e nem percebemos que passamos da conta. Em média consumimos 30% a mais daquilo que consumiríamos caso a variedade fosse bem mais limitada.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário