quarta-feira, 11 de agosto de 2010

O homem sem Deus vira um monstro - Parte 1

por Cleiton Heredia




A frase que intitula a postagem de hoje, eu ouvi de um professor do curso teológico que era alvo de minha admiração pelas inspiradoras aulas que ministrava.

Por muitos anos eu acreditei nisto de todo o meu coração pregando isto de púlpito em alguns sermões que fiz. Porém, da mesma forma que eu parei para repensar muitos dos conceitos que antes eu tinha como verdade absoluta, aqui estou eu novamente querendo reavaliar esta frase.

Por que o ser humano sem Deus vira um monstro?

Este pensamento parte do pressuposto de que todo ser humano possui tendências herdadas e cultivadas para o mal as quais ele não possui força e nem disposição em si para mudar. Neste caso então, Deus e sua graça transformadora é a única esperança que o homem possui de ver sua essência (má) modificada.

É com base neste tipo de lógica espiritual que as pessoas, como Sr. Datena, (ver postagem anterior) entendem que é impossível para um ateu ser uma pessoa honesta, ética, respeitadora, com compaixão, enfim uma boa pessoa.

Muitos entendem que o homem sem Deus é como um carro desgovernado e sem freio descendo ladeira abaixo, e é por este motivo que muitos sentem medo ou vergonha de se declararem ateus.

Mas os ateus são de fato monstros?

Deveriam eles ser afastados do convívio social por serem pedófilos, ladrões e assassinos em potencial?

Continuarei amanhã com esta reflexão. (Clique aqui para ir para a parte 2)

Um comentário:

  1. O conceito de "possuir uma religião" é usado como sinônimo de "possuir moralidade".

    De acordo com o modelo, se uma pessoal segue os dogmas de sua religião de forma estrita e correta, ele será dotado de moralidade na sua vida.
    Não possuir religião é interpretado como não possuir moralidade. Por isso, Ateismo é sempre interpretado como pessoas sem pudor, virtudes ou valores.

    ResponderExcluir