sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Fim do Mundo - Mais uma hipótese a considerar

por Cleiton Heredia

Já que estamos falando sobre eventos catastróficos com potencial de exterminar a vida humana neste planeta (pelo menos da forma como a conhecemos hoje), ainda está faltando o cinema produzir um filme onde um Supervulcão seja o vilão da vez.

Filmes como Volcano (1997) e O Inferno de Dante (Dante's Peak - 1997) retratam tragédias locais provocadas por grandes vulcões, mas nada tão grande a ponto de ameaçar toda a vida no globo terrestre.

Um Supervulcão refere-se a um vulcão que produz as maiores e mais volumosos tipos de erupções na Terra. São vulcões com potencial de gerar catástrofes globais e extinção em massa. As crateras formadas por supervulcões são tão grandes que algumas delas só podem ser percebidas por imagens de satélite.

Os Supervulcões conhecidos em nosso planeta são um total de quatorze sendo que cinco deles encontram-se nos Estados Unidos da América do Norte e aquele que mais preocupa os vulcanólogos atualmente é o do Parque Nacional de Yellowstone em Wyoming (o supervulcão mais próximo de nós brasileiros é o Caldera de Vilama na Argentina).

O professor vulcanologista Bill McGuire diz que em Yellowstone o subsolo está inflando e elevando o nível do chão, o que talvez seja indício de atividade. Mas não há, por enquanto, razões para pânico. A cratera dará sinais bem mais intensos anos antes de voltar à ativa, tranqüiliza McGuire.

O despertar do monstro pode levar um ano, dez milênios ou não acontecer nunca. Mas os geólogos descobriram que no passado a região sofreu megaerupções em ciclos de 600 mil anos. O interessante é que a última ocorreu há 630 mil anos. Yellowstone, ao que parece, está com o prazo vencido.

No caso de uma erupção do Yellowstone, praticamente toda a vida animal e vegetal no continente seria exterminada. Porém, o restante do planeta sofreria terrivelmente devido ao “inverno vulcânico”, cuja duração seria medida em anos.

Um “inverno vulcânico” é a redução da temperatura causada por cinzas vulcânicas e ácido sulfúrico obscurecendo o Sol e diminuindo o albedo (aumentando assim a reflexibilidade da Terra). Colheitas seriam prejudicadas, sem falar na economia, extremamente dependente de importações. A população mundial mergulharia em uma crise climática e econômica sem precedentes onde a fome, a doença e o caos generalizado dariam cabo daqueles que sobrevivessem.

O vídeo abaixo mostra uma impressionante simulação de uma erupção em Yellowstone:


O próximo vídeo é menos impactante, porém mais rico em informação:


Enquanto isto não acontece, curta as belas imagens deste lindo, porém perigoso parque:

Nenhum comentário:

Postar um comentário