terça-feira, 5 de outubro de 2010

Como atuam os Médiuns - Efeitos Físicos (Parte 7)

por Cleiton Heredia

Os pretensos "porta-vozes do além" muitas vezes se valem de supostos fenômenos sobrenaturais como uma forma de convencer os demais de que verdadeiramente estão em contato com o mundo dos mortos ou de que possuem poderes especiais.

Se voltarmos na história constataremos que o espiritismo moderno floresceu a partir das "misteriosas" batidas nas paredes da casa das irmãs Fox em 1847. Estas "estranhas" batidas foram consideradas como uma forma de comunicação dos espíritos desencarnados com o mundo dos vivos (para mais detalhes clique aqui).

A partir desta experiência das irmãs Fox, vários médiuns surgiram em todo território da América do Norte alegando poder também comunicar-se com o mundo dos espíritos. Com a finalidade de tornar sua pretensão crível, eles ofereciam um variado "cardápio" de efeitos físicos aparentemente inexplicáveis. Tais como:

- Mesas, cadeiras e outros objetos que levitavam, rodavam e dançavam em pleno ar;
- Objetos sobre uma mesa que se moviam supostamente sem qualquer ação humana, estando o médium com as mãos imobilizadas e amarrado em sua cadeira;
- Materialização de ectoplasma que poderia ser excretado de qualquer orifício do corpo (boca, nariz, ouvido, etc.);
- Vozes inteligíveis e sons ininteligíveis de origem desconhecida que se manifestavam no ambiente onde a sessão era realizada;
- Materialização de espíritos (fantasmas);
- Quadros negros onde surgiam coisas escritas ou desenhadas de forma misteriosa;
- Papéis em branco colocados dentro de uma caixa e que depois apareciam completamente escritos com as supostas mensagens do além;
- Auto-levitação (o médium começava a flutuar).

Enfim, existiam manifestações físicas para todo o tipo de pessoas e gostos.

Agora, convém mencionar em quais circunstâncias estes fenômenos ocorriam. Atenção para as duas características principais, sem as quais dificilmente aconteceria algo de extraordinário:

1- Ambientes total ou parcialmente controlado pelos médiuns;
2- Iluminação precária ou escuridão completa.

Acho que não preciso entrar em detalhes, pois você já deve ter percebido que nestas condições precárias do ponto de vista da verificação científica, qualquer ilusionista "meia-boca" é capaz de fazer os mais incríveis milagres.

Na série que publiquei em 2008, A Máfia Psíquica, no capítulo 3, já foram revelados alguns métodos de se produzir alguns destes fenômenos, que de sobrenatural não têm nada. Na capítulo 4 você poderá inclusive assistir alguns vídeos mostrando como toda esta fraude era produzida.

Como um ilusionista que pesquisa o sobrenatural já há algum tempo, posso lhe garantir que qualquer efeito físico tido como sobrenatural pode ser perfeitamente reproduzido utilizando técnicas de ilusionismo.

No famoso caso que envolveu a famosa médium "Margery" (Mina Stinson) e o ilusionista e investigador psíquico Harry Houdini ficou bem claro que quanto maior o controle exercido sobre o médium no intuito de monitorá-lo, mais escasso tende a ser os ditos fenômenos físicos inexplicáveis. E isto ao ponto de desaparecerem por completo sob rigorosas e criteriosas condições de laboratório (você poderá ler toda a série de 15 artigos aqui neste blog: Houdini contra a Bruxa Loira da Rua Lime).

Atualmente, com o avanço do conhecimento científico, do ceticismo e até por causa do Mister M (aquele traidor que adora ferrar os mágicos contando todos os seus segredos), os médiuns atuais já não se arriscam muito a atestar suas pretensões com fenômenos físicos de qualquer tipo, pois sabem muito bem que correm um enorme risco de serem desmascarados como os enganadores salafrários que são.

Amanhã eu irei concluir esta série.

Nenhum comentário:

Postar um comentário