terça-feira, 12 de outubro de 2010

"Crianças não devem ser doutrinadas" - Richard Dawkins

por Cleiton Heredia

Aproveitando o Dia das Crianças disponibilizo logo abaixo um trecho da entrevista que o biólogo Richard Dawkins deu em 2009 no FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty) e que foi reproduzida no programa Milênio da Globo News em 10/08/09.

Chamo a atenção para o trecho compreendido entre os 3:15 e 6:25 minutos do vídeo abaixo (parte 3):



O grande problema que vejo nesta questão da doutrinação de crianças é que muitos a confundem com ensinar princípios éticos e morais. Os religiosos entendem que se não doutrinarem seus filhos, eles crescerão como pessoas sem caráter. E isto acontece porque para muitos religiosos é impossível ser uma pessoa de bem sem acreditar na existência de Deus. Para estes religiosos se não houver a crença de que existe um inferno a evitar e um céu a ganhar, o ser humano fica sem limites e se transforma num monstro pervertido.

Como já tratei deste assunto na série de 3 postagens intitulada "O homem sem Deus vira um monstro", não irei entrar em detalhes (caso queira ler as postagens clique nos links ao lado: Parte 1 - Parte 2 - Parte 3)

Uma coisa é dizer para uma criança que esta ou aquela doutrina religiosa é a verdade absoluta e todas as demais que não concordam com ela estão erradas, e outra coisa é ensinar uma criança que para se conviver de forma salutar em uma sociedade regida por leis que estabelecem direitos e obrigações, é necessário respeitar estas leis sendo honesto, trabalhador, respeitador, prudente, íntegro, não prejudicando a ninguém na mesma proporção em que não gostaríamos de ser prejudicados.

Caso se interesse em assistir ao início da entrevista, logo abaixo estão a parte 1 e 2 (eu recomendo - principalmente a parte 2):



Um comentário:

  1. Pô! Herdia, você publica um tópico de tamanha envergadura e seus deguidores evitam comentar?
    Qual é, temem a polêmica?
    Os temas abordados por Dawkins são de extrema atualidade e importância para quem discute evolucionismo.Para os criacionistas, Dawkins os farão perder a fé. Pode ser.
    Abraços.

    ResponderExcluir