quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Deu Merda na Estréia do Show de Mágica

por Cleiton Heredia


No mundo do teatro quando os atores querem desejar sucesso a um colega em alguma apresentação dizem: "Merda!" ou "Muita Merda!"

A expressão, aparentemente ofensiva, vem de uma tradição secular francesa e é até hoje usada como uma espécie de mantra pelo ator antes de entrar em cena.

Existem duas versões para explicar a origem desta expressão. A primeira creio eu ser mais folclórica:

Conta-se que na França um ator iria apresentar a peça mais importante de sua vida e estava nervosíssimo, pois na platéia estariam os mais importantes críticos da cidade. No percurso de sua casa ao teatro encontrou muitos obstáculos. Primeiro, deparou-se com um incêndio, teve que desviar e acabou se perdendo. Perguntando aqui e ali pelo caminho correto finalmente conseguiu chegar ao teatro. Na porta do teatro, para completar seus contratempos, acabou pisando em uma bela merda sobre a calçada. Ele entrou, atuou e saiu muito feliz com a melhor atuação de sua vida.

Eu prefiro a segunda versão que ouvi de minha professora de teatro na Escola Macunaíma, simplesmente por que faz mais sentido:

Antigamente, antes do advento do automóvel, as pessoas chegavam aos teatros em carruagens. Quanto mais carruagens, mais merda os cavalos deixavam nas ruas e, em especial, nas proximidades da entrada do teatro. Muita merda na porta do teatro significa um bom público na platéia. Outro detalhe era que com tanta merda nos arredores do teatro era praticamente inevitável que as pessoas acabassem sujando seus sapatos, tendo que limpá-los nos capachos na entrada do teatro. Quanto mais sujos de merda os capachos estivessem, mais a casa estaria cheia.

É por este motivo que os atores até hoje têm o costume de falar ou desejar "merda" antes de uma apresentação (na Inglaterra se diz 'break a leg'; quebre uma perna). É o mesmo que dizer boa sorte ou sucesso.

Aliás, existe uma espécie de superstição entre os atores de que desejar boa sorte dá azar. Uma outra coisa que dá azar é dizer "muito obrigado" quando alguém lhe desejar "merda". A um desejo de "merda" simplesmente se responde repetindo "merda" ou simplesmente não se responde nada.

Esta postagem é para agradecer a todos os amigos que compareceram ontem no Jeca Jones para assistir a estréia do show de mágica e mentalismo.

Quem não conseguiu ir não tem problema, pois outras oportunidades surgirão.

Um comentário:

  1. Nossa, tio!
    Que curioso, este post! Já tinha sabia do significado de "break a leg", mas essa de dizer "merda" é nova para mim!
    Parabéns pelo sucesso e muita merda!

    Abraço

    ResponderExcluir