segunda-feira, 11 de outubro de 2010

O Último Exorcismo

por Cleiton Heredia

Hoje fui ao cinema com a intenção de assistir "Tropa de Elite 2", mas não resisti a tentação e acabei entrando na sala onde estava passando "O último exorcismo".

Como eu não havia assistido ao trailer, nem tinha lido qualquer sinopse ou crítica, não tinha a menor idéia daquilo que me aguardava. Confesso que eu estava com receio do filme ser mais um filhote abortado do clássico "O Exorcista" (The Exorcist - 1973), mas tinha ao mesmo tempo a esperança de ver algo mais realista e interessante na linha do "Exorcismo de Emily Rose" (The Exorcism of Emily Rose - 2005).

Não me arrependi! Gostei do que vi, porém reconheço que sou suspeito pelo fato do pastor do filme ser uma espécie de ilusionista cético em relação ao sobrenatural. Foi curioso ver o pastor exorcista ilustrando suas pregações com algumas mágicas básicas de cartomagia (uma verdadeira heresia para a maioria dos evangélicos tradicionalistas).

O filme tem um diferencial interessante em relação aos outros filmes do gênero, pois além de colocar como protagonista o líder religioso (geralmente nestas histórias eles atuam como coadjuvantes), o sobrenatural é continuamente confrontado com as revelações do pastor cético que faz questão de expor abertamente alguns "segredos".

Por outro lado, a proposta do filme de ser um "mocumentário" (ficção filmada como se fosse um documentário - vide "A Bruxa de Blair" e "REC") fracassa na forma como lida com o instantâneo, mostrando erros técnicos evidentes como variação de ângulos de câmera em uma única sequência, cortes e trepidação que nada perdem de essencial na ação e falta de realismo em vários momentos.

Apesar do final ter sido decepcionante para a maioria das pessoas que esperavam por uma definição lógica e conclusiva, eu achei que o final dúbio foi uma sacada até que inteligente do roteirista. Por que? Bem, além de cada um poder dar a sua própria interpretação para o filme, no final das contas a gente fica sem entender se viu um bom filme ou se viu uma porcaria.

Recomendo que assista pelo menos o trailer abaixo:

Um comentário: