sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

A Psicologia da Mentira - Parte 1

por Cleiton Heredia


"Não é o que você diz, mas sim a forma com diz que faz toda a diferença." Esta não é uma frase de efeito, mas uma verdade cientificamente comprovada.

O professor emérito de psicologia (UCLA), Albert Mehrabian, ficou conhecido ao elaborar uma interessante regra para os três principais elementos em uma comunicação (palavras, tom de voz e comportamento não-verbal). Mehrabian definiu para estes três elementos, também conhecidos como os "3 Vs da comunicação" (Verbal, Vocal, Visual), os percentuais de 7%, 38% e 55% respectivamente. Em outras palavras, o seu tom de voz e principalmente sua gesticulação e expressão facial (comportamento não-verbal) possui um peso muito maior do que as palavras que simplesmente saem de sua boca.

Para que exista uma comunicação eficaz é necessário que estes três elementos se apóiem e complementem um ao outro. Quando existe qualquer tipo de incoerência entre as palavras e o tom de voz e/ou o comportamento não-verbal, o cérebro do receptor capta esta incoerência e prioriza, para efeito de entendimento do que foi dito, os dois últimos elementos. Segundo o Dr. Mehrabian, neste caso a comunicação vem através de dois canais diferentes que dão pistas em dois sentidos opostos.

Quer um exemplo bem simples? Imagine que você está na empresa conversando com seu diretor e ele em um determinado momento lhe diz: "Eu não tenho problema com você". Porém, ao lhe dizer isto você nota que ele desvia o olhar de você, a sua fisionomia se fecha e a sua mão vai em direção ao rosto como querendo tapar os lábios. Bem, não precisa ser nenhum especialista em comportamento humano para ficar um pouco desconfiado de que o seu diretor não foi totalmente sincero contigo, certo?

Com base nisto aqui vão alguns sinais que devem ser observados como indicativos de uma potencial mentira:

1- O mentiroso geralmente tem dificuldades de olhar diretamente nos olhos de seu interlocutor. Porém, muito cuidado ao detectar este sinal, pois as pessoas com timidez exacerbada e/ou baixo auto-estima podem manifestar esta característica mesmo quando estão falando a verdade. Via de regra os sinais devem ser avaliados no conjunto e nunca de forma isolada. Procure notar outros indícios como, por exemplo, uma relutância em ficar fisicamente frente a frente, podendo virar sua cabeça ou posicionar seu corpo para o lado oposto

2- Se você perceber que uma pessoa afirma algo levando uma ou ambas as mãos ao rosto, em especial cobrindo a boca com ela, este é um forte indicativo de que ela mesma não acredita naquilo que esta dizendo ou no mínimo está insegura.

3- Preste atenção no padrão de gesticulação da pessoa. Se em algum momento a movimentação corporal mudar em relação ao padrão notado anteriormente, é bem provável que estamos diante de uma mentira. Por exemplo, se enquanto a pessoa fala sobre coisas triviais sua gesticulação é leve, natural e solta, mas quando um determinado assunto é abordado sua expressão física fica limitada e os movimentos da sua cabeça, braços e mãos se tornam rígidos e mecânicos, a luzinha vermelha de "mentira à vista" deve acender.

4- A postura da pessoa também deve ser observada. Normalmente as pessoas que mentem tendem a assumir uma postura curvada ao invés de se manterem eretas. Caso estejam sentadas o corpo tende a ficar encolhido e passa a ocupar um espaço menor. Uma boa técnica para ver se verificar se aquela postura específica foi gerada em função de uma mentira é mudar de assunto. Se ela assumir uma postura mais relaxada será um forte indício de que a postura anterior foi ocasionada por uma mentira.

5- O movimento dos olhos da pessoa que fala pode nos dar boas dicas sobre a veracidade ou não de suas afirmações. Observe para onde os olhos da pessoa se movem na hora da resposta de sua pergunta. Se ela olhar para cima e à direita, e for destra, existem grandes chances de estar mentindo.

Esta postagem terá continuação com mais algumas dicas bem interessantes. Aguarde!

Um comentário: