sábado, 18 de dezembro de 2010

A Psicologia da Mentira - Parte 2

por Cleiton Heredia


Vamos continuar dando mais algumas dicas que podem nos ajudar a perceber se uma pessoa está mentindo:

6- Quando você fizer uma pergunta observe o tempo de demora da resposta. Quando uma pessoa é surpreendida com uma pergunta, caso ela pretenda mentir, normalmente não conseguirá dar uma resposta de imediato. Isto acontece porque o mentiroso precisa primeiro inventar uma desculpa para em seguida avaliar se esta resposta é coerente ou não. Com o objetivo de ganhar tempo, o mentiroso pode simplesmente pedir para você repetir a pergunta ou mesmo responder uma pergunta com outra. As frases ou perguntas mais utilizadas para se ganhar tempo são:

- "Por que eu mentiria para você?"
- "Para dizer a verdade…"
- "Para ser franco…"
- "De onde você tirou essa idéia?"
- "Por que está me perguntando uma coisa dessas?"
- "Poderia repetir a pergunta?"
- "Eu acho que este não é um bom lugar para se discutir isso"
- "Podemos falar mais tarde a respeito disso?"
- "Como se atreve a me perguntar uma coisa dessas?"


7- Se você fizer uma pergunta muito incisiva ou mesmo uma acusação, e a pessoa simplesmente permanecer serena e tranquila, desconfie! Esta não seria a reação mais normal. Dificilmente uma pessoa permanece impassível quando acusada de algo que sabe que não fez. O comum seria esta pessoa ficar chocada e até mesmo meio desesperada no intuito de provar sua inocência. Já o mentiroso tende a disfarçar seu incômodo, evitando a todo custo prolongar aquela conversa.

8- Uma outra característica interessante de um mentiroso é que em uma conversa ele pode até se demonstrar pronto a responder as perguntas que lhe são dirigidas, porém ele mesmo não faz qualquer tipo de pergunta. Isto acontece porque naquele momento o mentiroso está muito mais interessado em acrescentar informações e mais informações até se certificar que lhe convenceu por completo. Preste atenção na argumentação, pois a pessoa que mente normalmente evita mencionar aspectos que lhe sejam negativos.

9- Alguns sinais físicos para os quais você deve estar atento: enrubescimento da face (apoplexia), transpiração, respiração acelerada, pigarrear (a ansiedade faz acumular muco na garganta), mãos trêmulas (verifique se ela tenta esconde-las), engolir a seco, gesticulação dessincronizada com a fala, pés e pernas inquietas, a voz pode falhar ou ficar fora do tom (com a tensão as cordas vocais podem ficar mais enrijecidas), os lábios ou o queixo podem apresentar leves espasmos ou tremores.

10- Mais algumas dicas:

- Não é comum a pessoa que mente tocar o seu peito com um gesto de mão aberta.
- A pessoa que mente tende a se distanciar de seu acusador e procura limitar ou até evitar qualquer tipo de contato físico.
- O mentiroso normalmente não aponta o dedo para aquele que está tentando convencer.
- Existe uma tendência da pessoa que mente em repetir as palavras daquele que procura convencer.
- Humor e sarcasmo podem ser utilizados pelo mentiroso como uma tentativa de diminuir a tensão e aliviar as preocupações do seu interlocutor.

Finalizando, gostaria apenas de lembrá-lo de que todas as dicas apresentadas podem nos dar apenas indícios de que uma pessoa está mentindo, porém não podem ser jamais utilizadas como "prova" definitiva de que a pessoa mentiu.

Para se ter certeza de que uma pessoa mentiu será necessário conseguir tirar dela uma confissão, e para isto existem algumas técnicas específicas e bem interessantes. Se você gostaria de saber como arrancar a verdade de uma pessoa em apenas alguns poucos minutos antes mesmo dela se dar conta do que está acontecendo, aguarde as próximas postagens.

2 comentários:

  1. Cleiton,

    Como eu estou gostando muito dessa série de postagens a respeito da mentira e de como pegar um mentiroso no laço, estou reproduzindo suas postagens no meu blog - como você já deve ter notado. Mas saiba que meu único intuito com isso é promover seu talento como escritor e não enriquecer o meu blog às custas do seu trabalho. Ops! Corei. (rs)

    ResponderExcluir
  2. Uiaaaa

    É isso aí! Vamos pegar todos na mentiiiraaaaa!

    ^_^

    ResponderExcluir