sábado, 12 de fevereiro de 2011

Cirurgia Psíquica - Verdade ou Fraude? - Parte 2

por Cleiton Heredia


Os médiuns afirmam que as cirurgias visíveis não seriam necessárias caso a fé daqueles que os procuram fosse o suficientemente forte para acreditar sem ver. Porém, o povo é que nem São Tomé, eles precisam ver o pedaço de carne (tumor?) que foi "extraído do seu corpo" para então acreditarem que estão curados.

Mas será que estas cirurgias realmente funcionam?

O mágico e cético canadense James Randi foi atrás da resposta para esta pergunta. Ele realizou um interessante trabalho de pesquisa aonde conversou com 104 pessoas que diziam ter sido curadas por cirurgiões psíquicos e as classificou em três grupos:

O primeiro grupo era composto de pessoas que nunca tiveram a doença pela qual foram operados. Como exemplo deste grupo ele cita uma senhora que acreditava ter sido curada de um câncer na garganta após ser operada espiritualmente por um médium-cirurgião. Porém, Randi descobriu que o médico daquela senhora estava já há cinco anos realizando vários exames que mostravam claramente que ela não tinha qualquer problema na garganta, muito menos câncer. Todo o problema dela era puramente psicológico, pois como a sua mãe havia morrido de câncer na garganta, ela tinha muito medo de morrer da mesma forma, de maneira que a cada dorzinha que sentia, ou achava que sentia, ela associava isto a um câncer se desenvolvendo em sua garganta.

O segundo grupo era o de pessoas que realmente tinham as doenças que os levaram a procurar ajuda, mas que continuavam doentes depois de passar pelas mãos dos curandeiros-cirurgiões. Alguns souberam posteriormente que continuavam doentes, mas a explicação dos médiuns para este tipo de falha nos procedimentos são várias: Não é da vontade de Deus ou dos espíritos, Deus só está provando a fé do paciente, o paciente não teve fé suficiente, é uma doença cármica que não pode ser curada, e por aí vai. Outros, porém, não sabiam que continuavam doentes e por isso interromperam o tratamento médico convencional, pararam de tomar os medicamentos e passaram a viver suas vidas acreditando estarem plenamente curadas.

Surge então o terceiro grupo de Randi, que consiste nas pessoas que morreram em decorrência dos problemas dos quais diziam ter sido curadas.

James Randi então concluí de forma bem ponderada:

"Não posso afirmar que essas curas não funcionam, mas em todos os casos que investiguei, houve 100% de falha."

Conforme eu havia prometido na postagem anterior, vou lhe mostrar agora um vídeo do mágico James Randi demonstrando como é possível facilmente realizar uma cirurgia psíquica com alguns truques bem rudimentares:



Na próxima postagem, a última parte desta série.

Nenhum comentário:

Postar um comentário