quarta-feira, 2 de março de 2011

O Tempo

por Cleiton Heredia


Assim como o mesmo calor do Sol, ora endurece o barro e ora amolece a cera, assim também o tempo que ora se mostra inimigo implacável deixando suas marcas registradas em nossa face, em nosso corpo e em nossa alma, e ora se mostra o aliado que tanto precisamos para que algumas dores sejam aliviadas, algumas decepções minimizadas e alguns traumas superados.

Na verdade, o tempo pode ser um bem muito precioso, mas também pode ser uma maldição. Tudo depende de como iremos aproveitá-lo ou simplesmente perde-lo. Enquanto muitos o aproveitam para planejar e executar, outros o perdem por simples relapso ou desleixo. A escolha do que fazer com ele é individual, porém muitas vezes suas consequências não são.

Mas existe algo a respeito do tempo que eu desconhecia de forma prática. O tempo é ilusório. E ele nos ilude nos dando a falsa impressão de que estará sempre presente e a nossa disposição.

É por isto que muitas vezes nos tornamos tão presunçosos a ponto de acharmos que temos todo o tempo do mundo. E o cúmulo desta presunção está em postergar para amanhã as coisas que podem e devem ser feitas hoje. O tempo nos ilude com o pensamento de que existirá um amanhã, quando na verdade tudo o que temos é o agora.

Se não estivermos atentos a esta realidade, corremos o risco de ver o tempo passar e com ele as oportunidades que a vida nos oferece. Por isso, se você tem alguma coisa muito importante que pode e deve ser feita hoje, jamais a deixe passar contando com a ilusão de que poderá fazê-las amanhã. Para o hoje o amanhã simplesmente não existe.

Hoje é o único tempo com que de fato podemos contar para pedir perdão, reparar um erro, demonstrar afeto e lutar por aquilo e aqueles que amamos. Não se iluda pensando que o tempo irá lhe esperar, pois ele não espera por ninguém.

Não espere para entender na prática que as oportunidades passam e as pessoas se vão. Este é o tipo de aprendizado que dói muito. O hoje é a única certeza de tempo que nós temos. O amanhã não existe.

Um comentário:

  1. Cleiton,

    "Não espere para entender na prática que as oportunidades passam e as pessoas se vão. Este é o tipo de aprendizado que dói muito. O hoje é a única certeza de tempo que nós temos. O manhã não existe."

    Falou e disse.

    SDS/Enéias

    ResponderExcluir