sábado, 5 de março de 2011

E se eu lhe dissesse que você também é um Ateu? (Parte 1)

por Cleiton Heredia


Permita-me fazer algumas perguntas:

1) Você acredita em um deus que foi parido secretamente na Caverna de Dicte porque sua mãe estava procurando esconde-lo de seu pai que queria come-lo, assim como fez com seus outros cinco irmãos, e que cresceu alimentado pela cabra chamada Amalteia e, após chegar à idade adulta, enfrentou o seu pai, obrigando-o a vomitar todos os filhos que tinha devorado?

Não?!? Mas porque não? Você sabia que no passado tinha um monte de gente que acreditava nisto como a mais pura expressão da verdade?

Tenho certeza que você não acredita porque pensa que hoje seria uma completa tolice aceitar como verdade algo tão irracional, certo? Isto é mitologia grega, não é mesmo?

Sabe de uma coisa? Eu concordo com você! Você e eu somos ATEUS em relação ao deus Zeus.

2) Você tem fé em um deus com quatro braços, com cabeça de elefante e com uma única presa que gosta de passear montado em um rato?

Não?!? Mas porque não? Você sabia que atualmente existem milhões de pessoas no mundo que adoram a este deus? Acho que se você tivesse nascido na Índia em uma família tradicionalmente hinduísta, você não somente acreditaria, como também teria muita fé nele. Mas você não nasceu na Índia, nem seus pais não são hindus, certo?

Tenho certeza que você, com uma mentalidade ocidental, deve achar muito estranho este deus e não entende como seres humanos racionais podem acreditar em um tipo de deus assim tão estranho.

Sabe de uma coisa? Eu também não entendo! Você e eu somos ATEUS em relação ao deus Ganesh.

3) Você acredita em um deus todo poderoso que sempre existiu, que criou tudo que existe, que te ama ao ponto de desejar que você more com ele no céu, mas que vai te mandar para o inferno para sofrer terrivelmente por toda a eternidade caso não o aceite ou não faça as coisas que ele quer?

Bem, se você é um cristão católico apostólico romano, com certeza dirá que acredita. Porém, se for de algum segmento protestante, fará algumas ressalvas à descrição acima, ou seja, dirá que acredita neste deus, mas que não aceita a hipótese dele condenar ao sofrimento eterno as pessoas que viveram no máximo uns 100 anos de descrença ou pecado.

Atualmente existem milhões de pessoas que acreditam no deus que condena eternamente algumas pessoas ao inferno. Mas existem muitas outras que não acreditam.

Sabe de uma coisa? Como eu nasci em um contexto cultural protestante, eu também não aceito este tipo de deus com um senso de justiça assim tão desproporcional. Você, meu amigo protestante, e eu somos ATEUS em relação ao deus segundo o conceito católico apostólico romano.

Poderíamos elencar aqui várias outras perguntas semelhantes, cujas respostas seriam sempre a mesma: "Você e eu não acreditamos neste tipo de divindade". Mas eu vou parar por aqui para não cansá-lo.

Acho que apenas estas três perguntas são suficientes para fazer você entender que ambos somos ATEUS em relação a vários deuses que atualmente são aceitos e adorados por milhares ou milhões de pessoas.

Portanto, eu poderia concluir com a famosa frase de Stephen Henry Roberts:

“Afirmo que ambos somos ATEUS. Apenas acredito num deus a menos que você. Quando você entender por que rejeita todos os outros deuses possíveis, entenderá por que rejeito o seu.”

Eu disse "poderia", porque existe uma outra lógica que pode refutar a argumentação acima.

Na próxima postagem eu falo dela.

5 comentários:

  1. Oswaldo Leonel Rasquinho comentou via Facebook:

    Porque existe ateu? O que seria do ateu se não existisse Deus?

    Graças a Deus que Deus existe, do contrário não existiria ateus e teístas, nem a humanidade estaria aqui para discutir esta teoria da probabilidade de sermos todos ateus ou não.

    Porém, o ateu tem que obrigatoriamente acreditar em um Deus supremo para poder dizer que ele não existe e que é ateu... ou estou errado na minha teoria da conspiração? ...

    ResponderExcluir
  2. Caro Oswaldo,

    Antes de entrar no assunto, quero agradece-lo por contra-argumentar de forma sensata e respeitosa. Gosto de pessoas que sabem dialogar sem precisar baixar o nível com ofensas gratuitas (se você ler uma publicação que recentemente fizeram no meu mural do Facebook, entenderá melhor porque eu disse isto).

    Agora vamos considerar mais detalhadamente a sua argumentação:

    Você precisa obrigatoriamente acreditar que existe Papai Noel para poder dizer que Papai Noel não existe? Você precisa obrigatoriamente acreditar no Saci-Pererê para poder dizer que esta figura folclórica não existe de fato? Você costuma agradecer a existência da Mula Sem Cabeça, pois caso ela não fosse inventada não estaríamos aqui para discutir a teoria da possibilidade de sermos todos uns caipiras supersticiosos ou não?

    Quanto a sua pergunta: O que seria do ateu se não existisse Deus? Eu a equiparo com outra pergunta: O que seria da verdade se não existisse a mentira?

    Gostaria muito continuar trocando idéias com você, pois aprecio muito pessoas que sabem pensar.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Oswaldo Leonel Rasquinho comentou via Facebook:

    Eita amigão, sempre terá de mim uma admiração e respeito e isso vem de longa data desde a nossa convivência no passado não muito distante entre a minha família e a sua.

    Entendo bem a sua preocupação, fui escrachado e xingado por defender a minha fé argumentando com ateus no ano passado...

    Questões, levantadas:

    1º - Devemos comparar a Deus com folclore e as crenças regionais Brasileiras??? Tem o boi da cara preta, o menino do pastorinho, a mãe d'agua e outros afins que não podem ser comparados JAMAIS com o nosso Deus há quem conhecemos, creio eu que ELE é extremamente superior a isso, coisas inventadas pelo homem e não algo vindo da Bíblia e do nosso coração.

    2º - Papai Noel só existe na cabeça das crianças que são forçadas por meio do marcketing a acreditar se aproveitando de uma data pseudo determinada mas que simboliza o nascimento do filho Deus aqui na terra. Já em Deus não somos forçados a crer na sua existência ou não, acredita NELE quem tem Fé na sua existência e naquilo que a Bíblia nos coloca como verdade, ou a biblia mente???

    Já os que não acreditam é porque um dia perceberam a sua existência e tomaram o livre arbítrio em decidir o lado da dúvida e do questionamento sobre Deus e ou deuses, mas nunca folclore...

    3º - Mentira x VERDADE, podemos dizer e afirmar, e disso vc sabe melhor do que eu, de quem vem a mentira??? e a verdade??? Precisamos discernir sobre isso??? Creio na verdade pois o texto bíblico diz:

    "EU sou o CAMINHO, a VERDADE e a VIDA, ninguém vem ao pai se não for por Mim."

    A) COMO CAMINHO: DEUS ATRAVÉS DE JESUS FORNECE DIREÇÃO SEGURA PARA O CÉU;

    B) COMO VERDADE: DEUS ATRAVÉS DE JESUS É A PALAVRA FINAL EM TUDO;

    C) COMO VIDA: DEUS GARANTE ATRAVÉS DE JESUS VIDA ABUNDANTE TANTO NA TERRA E VIDA ETERNA NOS CÉUS PARA AQUELES A QUEM A PROMESSA É VERDADEIRA.

    Portanto, fico com a VERDADE mesmo, ela simboliza ao Deus que tanto eu como vc conhecemos e tememos.

    Sabemos de quem parte a mentira, portanto nela não devemos acreditar pois dela parte a dúvida sobre a existência ou não de Deus da qual estamos aqui trocando idéias.

    Vamos continuar este assunto, adoro trocar idéias sobre qualquer um desde que esteja ao meu conhecimento, do contrário prefiro me calar e aprender mais.

    Tô de saida, tenho um Vôo a fazer hoje, sabe como é, piloto de avião é um mero motorista de ônibus alado, vamos continuar amigo.

    Tremendo abraço prá ti garoto,

    Oswaldo.

    ResponderExcluir
  4. Oswaldo,

    Sinto muito pelos ateus que não souberam dialogar. Infelizmente esta triste intolerância existe dos dois lados.

    1) A comparação de uma divindade qualquer (não necessariamente o deus cristão) com figuras imaginárias ou folclóricas é um recurso usado pelos ateus, não no sentido de rebaixar ou ofender a divindade, mas sim de obrigar a pessoa a ser tão racionalmente criteriosa na avalição de sua divindade assim como é com estes seres imaginários. Tavez se ler a minha série de postagem "EU QUERO ACREDITAR", entenderá melhor o contexto da comparação.

    2) Quando uma criança é educada a acreditar em uma divindade desde a mais tenra idade, você não acha que isto é uma forma de obriga-la a crer? O processo psicológico nesta doutrinação é muito forte e muito difícil de se livrar. Você já pensou porque hoje é um cristão e não um mulçumano ou hinduísta? Você nasceu em um lar cristão. Porém,se nascesse na Índia ou no Oriente Médio, com certeza não seria um cristãos. Seus pais iriam te educar crendo e amando outro deus e até combatendo racionalmente o deus dos cristãos.
    Quanto a Bíblia, ela é a verdade para os cristãos, mas não o é para outros religiosos que possuem outros livros sagrados. Para um mulçumano a Bíblia mente tanto quanto o Alcorão para o cristão.

    3) Entendo perfeitamente seu conceito de verdade apresentado neste item, porém quero que você compreenda que ele não pode ser apresentado em um diálogo puramente racional com um ateu. Você está se valendo de pontos de FÉ que são aceitos pelo grupo religioso ao qual pertence. Este conceito de verdade não pode ser validado em outro grupo religioso diferente do seu. Por exemplo, o que torna a verdade dos cristãos superior à verdade dos judeus que não acreditam em Jesus como a verdade? Apenas uma coisa: a FÉ! E contra a fé individual de cada um não existem argumentos racionalmente válidos que possam ser aplicados. Você como cristão acredita de um jeito porque tem fé, e o judeu acredita de outro jeito por que também tem fé.

    Oswaldo, eu também quero muito ficar do lado da verdade, porém tenho um lema "A VERDADE NÃO TEME A INVESTIGAÇÃO". Se o conceito do deus cristão, tal como apresentado na Bíblia, for a pura expressão da verdade, a investigação sincera não terá o poder de transformá-la em mentira, mas apenas irá confirmá-la.

    Agora, vai lá fazer o seu vôo e mais uma vez muito obrigado pelo privilégio deste diálogo.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Cleiton apanhei muito por não querer assistir os cultos na igreja do deus dos meus pais, eu e todos os meus 4 irmãos kkkk
    vei na boa!!! vou te ensinar o pulo do gato, pra ser ateu basta ler a biblia...

    ResponderExcluir