segunda-feira, 4 de abril de 2011

Atividade Paranormal em Tóquio

por Cleiton Heredia


Mesmo correndo o enorme risco de perder o meu tempo e principalmente o meu dinheiro, eu não resisti à curiosidade de assistir ao filme "Atividade Paranormal em Tóquio" (Paranômaru akutibiti: Dai-2-shô - Tokyo Night, 2010). Na verdade, o meu profundo interesse pelo tema torna quase que inevitável a ida ao cinema para conferir por mim mesmo os filmes deste gênero.

Apesar de este filme ter sido lançado aqui no Brasil como mais uma continuação (a parte 3) do filme "Atividade Paranormal" (Paranormal Activity, 2009), tudo não passa de um "remake" japonês que conseguiu ser tão sonolento quanto o original. Ele foi gravado quase que simultaneamente à gravação da parte 2 do "Atividade Paranormal" (2010) e segundo me consta foi lançado no Japão antes mesmo da continuação do original ser lançada nos Estados Unidos.

Bem, a fórmula é exatamente a mesma, ou seja, um "mocumentário" (em inglês, "mockumentary", que é um documentário "fake") com muita enrolação, pouco suspense e alguns sustos previsíveis. A inovação desta versão japonesa está na monitoração simultânea de dois quartos que chega até ser interessante em um determinado momento do filme.

Achei curiosa a atuação do exorcista japonês, pois, de certa forma, mostra como as pessoas religiosas daquela cultura reagem frente aos supostos fenômenos envolvendo espíritos maus ou assombração. Outra coisa curiosa é perceber no filme que quando a tradicional intervenção espiritual falha, o jovem recorre, em desespero de causa, a um elemento de outra cultura (crucifixo) que, diga-se de passagem, igualmente falha no melhor estilo dos filmes de terror tradicionais.

No finalzinho, o filme toma um rumo, de certa forma, até que surpreendente se comparado ao original, porém completamente ilógico e sem sentido. Quem em sã consciência se lembraria de pegar uma câmera e dar sinal para pegar um táxi no meio da madrugada quando está fugindo aterrorizado e desesperado para salvar a própria vida? Só se for no Japão.

Segue o trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário