segunda-feira, 18 de abril de 2011

Os Segredos das Sessões Espíritas do Século 19 (Parte 1)

por Cleiton Heredia


Em postagens anteriores já comentei que o espiritismo moderno surgiu com 1847 com o fenômeno das batidas misteriosas envolvendo as Irmãs Fox na cidade norte-americana Hydesville (NY).

Com o interesse gerado por estas batidas "misteriosas" alastrando-se por todo o país, juntamente com a informação de que se tratava de um processo de comunicação dos espíritos dos mortos com o mundo dos vivos, não demorou muito para que surgissem várias pessoas que também alegariam poder estabelecer este tipo de comunicação com o além. Estas pessoas eram denominadas médiuns, pelo fato de serem o meio físico que tornava possível o contato com o mundo dos espíritos, e as reuniões onde ocorriam estes contatos foram denominadas como "sessões espíritas" ou simplesmente "seance".

Muitas coisas "estranhas" aconteciam nestas sessões como uma forma de tornar evidente, a todos que dela participavam, sua origem "sobrenatural". Quanto mais fantásticos e inexplicáveis fossem os fenômenos, mais as pessoas iriam creditar tais manifestações sobrenaturais aos espíritos dos mortos como a única forma de explicá-los e entendê-los.

As atividades estranhas que poderiam ser observadas em uma sessão espírita típica presidida por um médium no século 19 eram:

- Movimento dos objetos colocados sobre a mesa onde todos se sentavam ao redor;
- Escritas que surgiam misteriosamente em uma folha de papel ou lousa (quadro-negro);
- Músicas misteriosas que soavam sem as pessoas poderem identificar sua fonte;
- Sons estranhos e vozes que comunicavam mensagens específicas;
- Brilhantes luzes que surgiam e desapareciam inexplicavelmente;
- Levitação de mobiliário (geralmente uma mesa ou uma cadeira);
- A produção de ectoplasma (substância fluídica que emana do corpo de um médium);
- Materialização de espíritos (considerado o fenômeno mais forte de todos).

Você gostaria de saber quais foram os segredos guardados "a sete chaves" pelos médiuns do século 19 que possibilitava realizarem suas sessões espíritas recheadas com várias manifestações tidas como sobrenaturais?

Na próxima postagem começarei a falar sobre eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário