domingo, 22 de maio de 2011

Alguém já viu cenas assim sendo promovidas por Ateus?

por Cleiton Heredia


Acabei de assistir a um vídeo no Blog do Miranda que muito me chocou. O vídeo integra uma postagem que ele escreveu intitulada "Imbecilidade à Flor da Pele" onde ele escreve sobre o quanto os seres humanos podem ser cruéis na defesa de seus pontos de vista.

O vídeo impressiona pelas cenas reais de selvageria contra os cristãos que vivem em países onde não são maioria.

[O vídeo que mostrava seres humanos sendo espancados e queimados vivos já foi retirado do Youtube.]

Não precisa ser um cristão ou mesmo um religioso para se indignar com estas cenas. Basta ser um ser humano normal.

A história está repleta de sandices parecidas, todas elas em nome de alguma divindade. Por exemplo:

- A Bíblia conta a história do povo hebreu massacrando cidades inteiras onde não escapava nem mesmo as mulheres grávidas ou as crianças de colo; tudo em nome de uma divindade chamada Yahweh.

- As cruzadas da idade média causaram severas baixas tanto do lado dos cristãos como do lado dos mulçumanos. Entre 1096 e 1272 d.C. foram 10 cruzadas onde se estima que cerca de um milhão de pessoas morreram de cada o lado do conflito; e tudo em nome da mesma divindade chamada por nomes diferentes, Deus e Alá.

- A história está manchada com o trágico massacre conhecido como a Noite de São Bartolomeu onde os católicos vitimaram milhares de protestantes franceses (estima-se que foram mortos de 30 a 100 mil pessoas naquela noite); tudo em nome de uma divindade que inclusive tinha o mesmo nome nos dois grupos, o Deus triúno.

- O Holocausto judeu na segunda guerra mundial que vitimou cerca de 6 milhões de judeus foi promovido por um líder que acreditava estar agindo em nome de Deus: "Acredito hoje que estou agindo de acordo com o Criador Todo-Poderoso. Ao repelir os judeus estou lutando pelo trabalho do Senhor." – Adolf Hitler, em discurso no Reichstag, 1936.

Os exemplos são muitos e crescem a cada dia. Há quem queira acreditar que os ateus são responsáveis por crimes semelhantes, e citam como exemplo os regimes comunistas que possuem uma característica anti-religiosa ou ateísta. Mas ateísmo não é regime político. Sam Harris, neurocientista estadunidense, esclarece:

"O problema com o fascismo e o comunismo, entretanto, não é que eles eram críticos demais da religião; o problema é que eles eram muito parecidos com religiões. Tais regimes eram dogmáticos ao extremo e geralmente originam cultos a personalidades que são indistinguíveis da adoração religiosa. Auschwitz, o gulag e os campos de extermínio não são exemplos do que acontece quando humanos rejeitam os dogmas religiosos; são exemplos de dogmas políticos, raciais e nacionalistas andando à solta. Não houve nenhuma sociedade na história humana que tenha sofrido porque seu povo ficou racional demais."
(fonte: http://ateus.net/artigos/ateismo/10-mitos-e-10-verdades-sobre-o-ateismo/).

Portanto, minha pergunta persiste: Alguém já viu as cenas do vídeo acima sendo promovidas por ateus e única e exclusivamente em nome do ateísmo?

5 comentários:

  1. Muitos mataram e muitos morreram em nome de Deus...

    Enéias

    ResponderExcluir
  2. A violência não é cometida somente por religiosos... não precisa ser religioso para ser ignorante ou violento. Nem todas as guerras são devido a diferenças religiosas... Apesar da citação acima sobre Hittler, ele não lutava por um ideal religioso e no mais, na Alemanha Nazista era ensinado que ele era todo poderoso e protetor... No que toca ao comunismo, eles eram ateus sim e não deixaram de ser ignorantes ou violentos, a citação que você fez é como dizer que também eram religiosos de uma forma diferença... que balela... quer dizer que os EUA que são protestantes entram em guerra com os povos árabes devido à crença que eles proferem??? claro q não... Se você quiser listar barbaries em nome da religião encontrará uma lista gigantesca, contudo o mesmo acontece se você parar para pesquisar e lembrar de casos de violência que de nada tem a ver com religião... então não me venha subjulgar religiosos como ignorantes e violentos sendo que isto está além de alguma crença. abraços

    ResponderExcluir
  3. O engraçado é que os ateus cometendo genocídio não quer dizer que é em nome do ateísmo... e até movimentos ateístas como o comunismo se encaixa como se fosse culpa da religião e os chamam de religião política... Meu ... q isso, se o ateísmo fosse tão bom e iluminado assim, os países ateus seriam os melhores lugares para se viver... tipo China, Coréia do Norte, a antiga União Soviética, a lembre também da Alemanha Oriental... não quero associar o comunismo ao ateísmo... só que não deixa de ser um exemplo... como também este tipo de atrocidade mostrada aqui cometida pela religião não retrata a totalidade das pessoas crentes em algum Deus... a maldade não associada à religião e sim a pessoas..

    ResponderExcluir
  4. Prezado Danilo,

    Os ateus não são estúpidos em afirmar que a violência e ignorância é exclusividade dos religiosos, nem muito menos afirmar que por trás das cenas de violência por eles patrocinadas existe apenas a motivação religiosa.

    É mais do que óbvio que sempre existe uma série de fatores, tais como políticos, financeiros, culturais, étnicos, que se somam aos religiosos.

    Exemplo: muito embora o pano de fundo das cruzadas seja religioso, o clero e os reis nelas envolvidos usaram este conveniente cenário para conquistar poder temporal e tudo o mais que vem com ele.

    O que não dá para negar é que ao longo da história muitos tem se utilizado de pretextos religiosos para promover a alienação e a violência. E isto não é balela, é fato.

    A questão aqui não é saber qual ideologia é menos letal para a humanidade, a religiosa ou a atéia. A questão é que os religiosos, por tudo que acreditam e ensinam, jamais poderiam entrar neste mesmo balaio cheio de ignorantes e violentos.

    Agora, caso você queira aprofundar este assunto, podemos começar pelo relato bíblico de um deus ordenando o seu povo exterminar cidades inteiras e não deixar escapar nem mulheres grávidas, crianças de colo e animais.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Danilo,

    Com respeito ao seu segundo comentário, recomendo a leitura deste artigo: "PAÍSES MENOS RELIGIOSOS SÃO MAIS JUSTOS, CONFIRMAM AS PESQUISAS".

    Segue o link:

    http://www.recantodasletras.com.br/artigos/1421494

    Um abraço.

    ResponderExcluir