terça-feira, 3 de maio de 2011

Ellen White e o Espiritismo Moderno (Parte 2)

por Cleiton Heredia


Em agosto de 1850, Ellen White alegou ter tido uma visão onde declara que foi lhe revelado por Deus que o fenômeno das "batidas misteriosas" na casa das irmãs Fox, marco inicial do espiritismo moderno, eram parte da obra de Satanás para enganar a humanidade nos últimos dias.

O conteúdo dessa visão foi publicado em 1851 no primeiro livro de Ellen White, intitulado "A Sketch of the Christian Experience and Views of Ellen G. White" (págs. 47 e 48), e republicado posteriormente nos livros Primeiros Escritos (págs. 59 e 60) e Vida e Ensinos (págs. 168-170). Leia o que ela escreveu:

"Em 24 de agosto de 1850, vi que as 'pancadas misteriosas' eram o poder de Satanás; parte delas procedia diretamente dele, e outra, indiretamente, mediante seus agentes, mas tudo provinha de Satanás, que executava sua obra de diferentes maneiras ... Vi que logo seria considerado blasfêmia falar contra as 'pancadas', que isso se espalharia mais e mais, que o poder de Satanás aumentaria ... Foi-me mostrado que, por essas pancadas e pelo magnetismo*, estes mágicos modernos procurariam ainda explicar todos os milagres operados por nosso Senhor Jesus Cristo, e que muitos creriam que todas as poderosas obras do Filho de Deus, realizadas quando esteve na Terra, foram executadas pelo mesmo poder." (negrito acrescentado).

* [Magnetismo é o mesmo que Mesmerismo. Para ler mais sobre isto clique aqui]

Bem, o problema é que em 1855, apenas cinco anos depois desta visão de Ellen White, as irmãs Kate e Margaret Fox admitiram publicamente que elas mesmas haviam causado as batidas misteriosas, sem qualquer envolvimento sobrenatural na questão. Uma outra versão diz que a autora da farsa era a irmã vinte anos mais velha (Leah Fox) que as enganava a princípio, mas que depois as angariou como co-autoras.

Seria muito interessante no sentido de fortalecer o ministério profético de Ellen White, se ela tivesse acertado "na mosca" afirmando cinco anos antes da confissão de fraude das irmãs Fox, que as tais 'pancadas misteriosas' eram meramente um truque forjado por elas próprias. Ellen White até poderia dizer que as irmãs Fox estavam sendo usadas pelo inimigo (o Diabo) para inventar toda aquela enganação, mas jamais poderia afirmar que parte daquelas 'batidas' tinham verdadeiramente uma origem sobrenatural, pois as próprias irmãs descartaram esta possibilidade.

Na próxima postagem vamos ver como a Igreja Adventista defende a exatidão dos registros de sua profetisa.

Um comentário:

  1. Lembro-me do estudo que fizemos, no SALT/IAE (Seminário Adventista), sobre as famosas batidas...

    Enéias.

    ResponderExcluir