sexta-feira, 6 de maio de 2011

Ellen White e o Espiritismo Moderno (Parte 5)

por Cleiton Heredia


Ellen White arrumou para si e seus defensores um problema bem complicado quando afirmou com todas as letras que os fenômenos espíritas do século 19 eram manifestações genuinamente sobrenaturais:

"Muitos se esforçam para explicar as manifestações espíritas, atribuindo-as inteiramente a fraudes e prestidigitação por parte do médium. Mas, conquanto seja verdade que os resultados da trapaça tenham muitas vezes sido apresentados como manifestações genuínas, tem havido também assinaladas manifestações de poder sobrenatural. As pancadas misteriosas com que o espiritismo moderno se iniciou não foram resultado de trapaça e artifício humano, mas obra direta dos anjos maus que, assim, introduziam um engano dos mais eficazes para a destruição das almas. Muitos serão enredados pela crença de que o espiritismo seja meramente impostura humana; quando postos em face de manifestações que não podem senão considerar como sobrenaturais, serão enganados e levados a aceitá-las como o grande poder de Deus." - O Grande Conflito, pág. 553.

Não há qualquer tipo de comprovação de que isso seja verdade. Muito pelo contrário, todas as evidências pesquisadas até o presente momento nos levam a crer que as "pancadas misteriosas", bem como todas as demais manifestações que se seguiram, foram resultado de trapaça e impostura humana. Não existiu ou existe uma única manifestação, que após devidamente testada em um ambiente controlado por especialistas no assunto, ficou sem uma explicação lógica, científica ou natural.

Aqui está mais um texto com uma declaração insustentável:

"Muitos há contudo, que consideram o espiritismo como um simples engano. As manifestações pelas quais ele apóia suas pretensões a um caráter sobrenatural, são atribuídas à fraude por parte do médium. Mas, conquanto seja verdade que os resultados da velhacaria tenham sido muitas vezes apresentados como manifestações genuínas, tem havido também provas notáveis de poder sobrenatural. E muitos que rejeitam o espiritismo como resultado da esperteza ou astúcia humana, quando defrontados com manifestações que não possam explicar sob este ponto de vista, serão levados a reconhecer suas pretensões." - Patriarcas e Profetas, pág. 685.

"Provas notáveis"? Onde? Elas simplesmente inexistem por completo. No passado até poderia se cogitar um caso ou outro que, devido à sutileza dos métodos utilizados, ficasse momentaneamente sem uma explicação racional. Porém, com o avanço dos métodos de pesquisa, nenhum deles conseguiu resistir ao crivo da investigação científica.

Apresente-me um único caso de fenômeno espírita reconhecido pela ciência como legitimamente sobrenatural, que eu posso começar a considerar que Ellen White acertou nesta questão.

Continua...

3 comentários:

  1. O pior é que muitos acreditam que provar que não existe espiritismo é mais uma arma do mal...

    Enéias

    ResponderExcluir
  2. "Não existiu ou existe uma única manifestação, que após devidamente testada em um ambiente controlado por especialistas no assunto, ficou sem uma explicação lógica, científica ou natural."
    Interessante como o senhor é categórico ao fazer tal afirmação. Da a entender que possui em suas estantes catálogo completo de todos os fenômenos espiritas que foram objeto de inquirições desde o sec. 19 ate os presentes dias. Mas não, obviamente nesta estante só devem constar os que você considera relevantes, que são aqueles onde os meios fraudulentos utilizados por charlatães (que os há por toda parte, isso é inegável) foram devidamente atestados; e não deve conter sequer um único caso cuja legitimidade foi comprovada por estudiosos e cientistas de idoneidade, caráter e espirito imparcial, que os analisaram e comprovaram sua veracidade, utilizando do rigor e seriedade que uma pesquisa verdadeiramente cientifica exige. Vide as obras de Ernesto Bozzano, Alexandre Aksakoff e Gustav Geley, para citar apenas três dentre os inúmeros estudiosos a que faço referência e de quem provavelmente o senhor nunca deve ter ouvido falar, pois em seus artigos abundam as referências a ilusionistas, mestres numa natureza de fenômeno que não tem qualquer correlação com os reais fatos espíritas.

    ResponderExcluir
  3. Sr.Neosan, não fique bravo comigo por não encontrar razões para crer no espiritismo. Respeito a sua fé, seja ela qual for, mas até mesmo você precisa reconhecer que a crença no mundo dos espíritos ou no sobrenatural não está baseada em evidências incontestáveis provenientes da aplicação do método científico. O que existe é um esforço muito grande em dar uma roupagem científica para estes supostos fenômenos. Esforço este geralmente proveniente de uma pequeníssima parte da comunidade científica, enquanto a grande maioria ainda continua entendo estes esforços como pseudociência.

    ResponderExcluir