terça-feira, 17 de maio de 2011

Procura-se um fenômeno sobrenatural genuíno (Parte 2)

por Cleiton Heredia


Para minha decepção, sua resposta foi:

"Olá amigo! Boa tarde! A respeito do meu comentário no seu blog, é verdade! Eu realmente os vejo, mas infelizmente nunca tive a idéia de gravá-los ou filmá-los. Talvez por nunca ter achado respostas para isso ou por não saber o que pode acontecer após isso. Já procurei muitos entendidos no assunto, mas todos nunca me deram uma resposta plausível. E sendo assim, eu prefiro deixar como está! Não gosto muito do que vejo, porém, infelizmente vejo! Agradeço por sua resposta ao meu comentário. Um grande abraço e boa tarde."

Fiquei frustrado! Encontrei alguém que vê espíritos o tempo todo, mas que nunca se interessou em documentar o que vê. Esta pessoa fala que consultou "entendidos", mas acredito que deveriam entender de tudo, menos de metodologia científica.

Acompanhando a resposta acima havia um último parágrafo todo escrito em caixa alta onde se lia a seguinte advertência:

"MAS NÃO SE ENGANE! EU SEI O QUE VEJO E CONFESSO QUE É DE ARREPIAR. COMECEI AOS 8 ANOS E DAÍ PARA CÁ NUNCA MAIS PAROU DE APARECER ESSAS ESTRANHAS VISÕES. NÃO É SEMPRE E NEM COM TANTA FREQUÊNCIA, MAIS OS VEJO."

Com todo respeito ao leitor que me escreveu isto, este tipo de testemunho não me interessa. Milhões são enganados o tempo todo por acreditar simploriamente naquilo que outros dizem, pois não tomam o devido cuidado de investigar o que está sendo dito.

Afirmações do tipo "Eu vejo espíritos", para mim não significam nada! Se eles aparecem só para você e não existe a menor possibilidade de você mesmo ou outra pessoa constatar de forma científica a sua visão, então teremos que considerar outras possibilidades como auto-sugestão, auto-engano, estado emocional abalado, síndrome da paralisia do sono* ou até mesmo problemas psicológicos como esquizofrenia.

Sendo assim, só me resta a opção de continuar descrendo no sobrenatural até que surjam evidências cientificamente verificáveis que me façam mudar de idéia.

E aí? Você conhece algo ou alguém que pode me ajudar nesta busca?

* Sobre a Paralisia do Sono existe uma série de artigos muito interessantes escritos pelo meu amigo Carlos H.Barth, do Blog "Leite com Manga faz Mal". Confira nos links abaixo:

Pesadelos Vivos - Parte 1
Pesadelos Vivos - Parte 2
Pesadelos Vivos - Final
Pesadelos Vivos - Uma peça bem pregada

Recomendo também o artigo "O Poder do Auto-Engano" do mesmo autor.

3 comentários:

  1. Cleiton,

    É sempre assim! Será possível que não há sequer um destes "privilegiados" que enxergam espiritos interessados em gerar um mínimo de evidência? Até hoje, os que tentaram acabaram sendo desmentidos.

    Agradeço pela lembrança aos meus textos sobre paralisia do sono. Posso afirmar sem receio que as sensações de uma experiência como a paralisia do sono são capazes de convencer qualquer um menos informado ou que por qualquer razão seja mais propenso a entender as coisas de outra forma, de que possuem fundo sobrenatural, seja qual for.

    Tanto que já localizei pelo menos um grupo religioso norte-americano que afirma serem as experiências de paralisia do sono legitimamente sobrenaturais, fruto de contatos com demônios, almas penadas e bruxaria. Espero que eles estejam errados! Rs.

    ResponderExcluir