quinta-feira, 28 de julho de 2011

Lições que o Ateísmo me Ensinou

por Cleiton Heredia


Durante o tempo em que assumi publicamente meu ateísmo agnóstico (de dezembro de 2009 até o dia de ontem) aprendi algumas coisas que quero compartilhar com você leitor deste blog:

1- Para a mentalidade religiosa o termo ateu assusta e ofende

Se você fala que é um agnóstico, os religiosos olham para a sua cara e fingem que não entenderam (se bem que alguns não entendem de verdade). Se você se declara um teísta agnóstico, o religioso acaba só ouvindo (ou entendo) a primeira palavra e desconsidera a segunda (alguns até chegam a pensar que você é um tipo de teísta mais inteligente que os demais). Agora, se você diz que é um ateu ou agnóstico ateu, é como se um alerta geral fosse dado na cabeça do religioso e a partir daquele momento você será visto como a própria encarnação do anti-Cristo na face da Terra. A palavra "ateu" ou "ateísmo" soa na mente religiosa mais assustadora e ofensiva do que as palavras pedófilo, estuprador, esquartejador, maníaco e psicopata todas juntas.

2- O preconceito dói

Como consequência desta visão deturpada que a palavra "ateu" provoca na cabeça do religioso, aquele que assim se declarou é automaticamente excluído do convívio de seus amigos e familiares crentes (até os crentes meia-boca não querem mais saber de você). Muitas vezes este afastamento não é declarado, mas sadicamente sutil e velado. Eles te encontram pelas ruas, academias e shopping centers e até te cumprimentam e conversam contigo como se nada tivesse acontecido, mas não se iluda, pois no fundo eles apenas estão querendo ver o momento que o raio cairá do céu e te fulminará por completo. Nos sites de relacionamento eles até podem ser condescendentes em te aceitar, mas será apenas para isolá-lo como um leproso em uma forma de ostracismo virtual. Alguns com o tempo te excluem da sua lista de amigos, porém a maioria não o faz por não querer perder aquele momento glorioso em que você postará a mensagem: "Estou morrendo de câncer", "minha família morreu" ou "estou na sarjeta desempregado, drogado e me prostituindo".

3- O ateísmo pode ser perigoso

Este é o aspecto que mais me preocupou enquanto um agnóstico ateu. Para as mentes mais jovens, ainda imaturas, influenciáveis e despreparadas, o ateísmo é entendido como um passaporte para o hedonismo e uma vida vazia e sem um sentido maior. Desta forma, aquele que se declara um ateu perante estes jovens, caso exerça algum tipo de influência sobre eles, pode acabar se transformando em uma influência das mais negativas e destruidoras. Veja bem, não estou dizendo que o ateísmo seja isto, mas sim que a forma deturpada como o ateísmo é visto por muitos jovens acaba sendo muito prejudicial à sua formação. Eu percebi que não adianta ser um ateu ético e moral, pois no fundo a mensagem que o ateísmo passa para os mais imaturos é de que se Deus não existe tudo é permitido e que a vida não faz sentido.

É por estes e outros motivos que a partir de ontem eu escolhi acreditar que existe algo superior a todos nós que pode dar um significado mais profundo para a vida, muito embora mantenha minha sinceridade intelectual em reconhecer que não tenho como provar isto. Mas tudo bem, porque o ateu também não tem como provar o contrário.

6 comentários:

  1. Infelizmente é bem por aí mesmo. Culpa de quem? Da crendice dos despreparados, dos intolerantes.

    Enéias

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Cleiton. Vc me faz relembrar o saudoso Raul e sua "metamorfose ambulante"...rsrsr... Mas eu entendo...não é fácil deixar os dogmas da igreja adventista, com amigos parentes e tudo mais voltados para o lado religioso e postar todas as mudanças de pensamentos num blog. As críticas e dúvidas vão surgir sempre. Eu ainda prefiro acreditar que estamos sozinhos e somos um fruto do acaso. Mas como vc disse, tenho que acreditar nisso,até soa como religião, "ter fé", pois não há como provar nada. E talvez nunca consigamos provar. Um abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. Amigo Cleiton, acho mesmo que você teve uma recaída, bastante comum nas pessoas que resolvem abrir a sua mente para idéias mais racionais, porém vivem cercadas por um ambiente hostíl (a palavra me parece um pouco forte mas não encontrei outra)a mudanças. Não se deixe abalar pelas opiniões alheias, o que importa é a sua consciência e a sua percepção do mundo que nos cerca. Apoie suas convicções em fatos e nos caminhos que a ciência nos aponta e não em conceitos de conveniência e proselitismo sectário. A mente aberta está sempre pronta a rever suas verdades, pois sabe que elas não são definitivas.

    ResponderExcluir
  4. Cleiton,

    Aprendi a respeitá-lo por sua honestidade intelectual e coragem para assumir posições, sejam elas quais forem. O que posso lhe dizer é: "siga em frente"!

    ResponderExcluir
  5. Cleiton,
    realmente seu blog é ótimo, mas eu tenho uma duvida sobre o perdão e a impunidade mas por se tratar de algo pessoal vc pode me mandar o seu e-mail por favor, não consegui encontrar no blog!

    Continue assim, pois não aguentamos mais um cristianismo leigo e raso.

    ResponderExcluir
  6. Oi Jaqueline,

    Meu e-mail: cleiton.heredia@terra.com.br

    Obrigado pelo privilégio de tê-la como leitora deste blog.

    Um abraço.

    ResponderExcluir