domingo, 21 de agosto de 2011

A Árvore da Vida - Um filme que não é para entender, mas para sentir

por Cleiton Heredia


Ao entrar ontem no cinema com minha esposa para assistir a um filme com Brad Pitt e Sean Penn, eu jamais poderia imaginar que passaria por uma experiência cinematográfica tão intensa, diferente, introspectiva e intrigante.

Confesso que nos primeiros trinta minutos do filme eu pensei seriamente em me levantar e ir para a sala onde estava passando o filme "Lanterna Verde" ou "Capitão América" (para vocês verem o meu desespero, pois não gosto nenhum pouco deste filmes fantasiosos de super heróis). Vi vários jovens fazendo isto. Mas minha mente extremamente racional e questionadora não me deixou. De certa forma eu me sentia desafiado a continuar ali para tentar entender o que era tudo aquilo.

O mais interessante é que quando eu finalmente achei que estava entendendo o filme, ele dá uma guinada e me obriga a repensar na lógica de todo aquele conjunto de imagens, narrativas e diálogos. Foi então que eu finalmente desisti de continuar assistindo a aquele filme com os olhos da razão, e passei simplesmente a contemplá-lo com o coração. Somente neste momento é que o filme começou a fazer sentido para mim.

Muitas cenas do cotidiano familiar me transportaram para o passado de minha própria experiência familiar com minha esposa e meus filhos. Durante o filme, não foram poucas as vezes que eu e minha esposa trocamos comentários sobre lembranças de momentos vividos com nossos filhos. Entre as muitas lembranças nos sentíamos como viajando em uma montanha russa de emoções onde a alegria e a tristeza iam simplesmente se sucedendo sem aviso prévio.

Não irei me atrever em fazer uma sinopse ou dar a minha interpretação do filme, não somente pela complexidade da obra, mas porque entendo que este é o tipo de filme que cada um verá e entenderá de forma distinta.

Sendo assim, aqui está o trailer, porém ele nem de longe mostra o que é este filme:


Recomendo! Algumas sequências de imagens e a trilha sonora (37 grandes obras clássicas) já fará valer o seu ingresso.

2 comentários: