sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Justin Bieber is coming!

por Cleiton Heredia


Atenção pais de adolescentes fãs de Justin Bieber: a partir da meia-noite de hoje já estamos todos em situação de ALERTA VERMELHO.

Dizem que em apenas dois minutos de vendas, todos os ingressos da Pista Premium se esgotaram. Bem, como se trata de Brasil, eu tenho cá as minhas dúvidas. Não duvido que os ingressos deste setor tenham se esgotado, mas duvido que tenham se esgotado apenas com a compra normal das fãs. Podem ter certeza que não demorará muito e surgirão os atravessadores (malditos cambistas mancomunados com os responsáveis pela vendas dos ingressos) oferecendo estes ingressos esgotados por mais de 2 mil reais.

A palhaçada começa quando se tenta comprar pela internet (Livepass) uma meia entrada. O site informa que estes já se esgotaram. Como assim? Em um show onde 90% das fãs são menores de idade e estudantes existe uma cota para as meias entradas? Isto é um absurdo típico de um país tupiniquim cheio de malandros aproveitadores. Quem quiser comprar uma meia entrada para a sua filha terá que enfrentar uma fila de 6 horas na bilheteria e ainda assim corre o risco de não conseguir.

Mas nem é isto que eu quero falar. A real preocupação de nós pais é com o insano fanatismo que parece estar contaminando a cabeça das meninas tal qual uma epidemia incontrolável. Li que no México uma adolescente havia publicado em um site de relacionamento que estava vendendo a sua virgindade por um ingresso para o show do Justin Bieber. Atitudes extremas como esta contaminam ainda mais a cabecinha fraca de algumas fãs que acabam acreditando que realmente vale tudo por Justin Bieber, até mesmo jogar a sua vida na lata do lixo.

Menos mal que este cantor é um rapazinho do bem. Ele é comportadinho, bom aluno, respeita seus pais, não se enche de tatuagens e piercings, não é promíscuo, não bebe, não fuma e nem se droga. Acredite, o nosso inferno poderia ser ainda pior. Mas o estranho é perceber que as fãs mais fanáticas de Justin Bieber não se tocam que o seu descontrole e piração por um ídolo acabam negando todo o bom exemplo que este ídolo quer transmitir (o próprio Justin Bieber, ao ficar sabendo da fã que queria vender a virgindade, mandou um recado para elas se valorizarem mais).

Acho normal os adolescentes terem seus ídolos, pois nesta fase da vida a admiração ou inspiração por algo é traço característico. Mas porque surtar? Porque fazer coisas ridículas e absurdas? Porque achar que a vida não faz mais sentido sem o dito cujo?

Os psicólogos explicam que na realidade o adolescente busca encontrar uma referência exterior à família na qual possa se espelhar. Ele tem a necessidade de pertencer a um grupo de iguais, de possuir uma identidade social. O ídolo, no caso, é apenas uma forma deles sentirem-se inseridos dentro de um contexto onde partilham de uma mesma paixão. Hobistas, colecionadores, apreciadores de uma determinada arte e religiosos fazem isto. Isto é normal e saudável.

Porém, quando a paixão se torna a única motivação para se viver, a vida se desequilibra e a pessoa começa viver um mundo irreal onde tudo gira em torno de seu ídolo. É o fanatismo doentio! Segundo a psicóloga, Claudia Alonso, o fanatismo age de forma que você à primeira vista não percebe. Apenas com o olhar atencioso de familiares e educadores uma situação assim pode ser detectada.

Os principais sintomas são: diminuição do rendimento escolar, insônia (passa madrugada na internet vasculhando vida do ídolo), deixa de realizar atividades antes prazerosas, isolamento social (só consegue se relacionar com pessoas que possuem a mesma paixão), agressividade (se envolve em brigas por causa do ídolo), e profunda depressão quando não consegue fazer as mesmas coisas que as outras fãs conseguiram (comprar um CD ou ir a um show).

clique na ilustração para ampliá-la


Solução?

Bem, os pais devem acompanhar de perto seu(sua) filho(a) para saber em que momento uma admiração saudável pode se tornar em uma psicopatia. Conversas amigáveis (sem aquele tom de sermão ditatorial) contando das bobeiras que também já fizeram quando adolescente podem ajudá-los a ver de forma mais racional aquele momento que estão vivenciando. Incentivo à leitura ajuda a ampliar os horizontes e incentivo a prática esportiva ajuda a desviar o foco. Aceitação e amor podem lhes dar a segurança de que precisam para enfrentar a vida real onde os ídolos, apesar de muitas vezes intangíveis, são simples seres mortais de carne e osso.

Concluo com a recomendação da psicóloga Susan Bartell: "Escute apenas 20 minutos de Justin Bieber por dia. Depois disso, você precisa ter certeza que estará pelo resto do dia fazendo outras coisas. Nunca é bom ficar fanático a nível de nada. Tudo bem amar um cantor, é normal ter fotos dele em sua casa, mas você deve ter como herói na vida, alguém que pode retribuir seu amor."

Nenhum comentário:

Postar um comentário