sábado, 7 de janeiro de 2012

Sagrado = Verdade (?)

por Cleiton Heredia


Sou um adepto ao diálogo e à troca de ideias. Gosto de fomentar questionamentos que levem à reflexão e ajudem a enxergar um determinado assunto sob outras perspectivas.

Infelizmente, tal atitude é interpretada nos centros propagadores de cultura religiosa como algo potencialmente perigoso.

Mas pensar pode ser perigoso?

Para a maioria dos religiosos, o perigo passa a existir quando se atreve a pensar "fora da caixa" dos conceitos pré-estabelecidos por ensinamentos considerados sagrados, pois, para eles, sagrado é sinônimo de verdade.

Para os cristãos, a Bíblia é sagrada, então consequentemente nela só pode existir a verdade. Você pode até raciocinar em cima dela, mas nunca poderá duvidar dela.

Mas o que fazer quando surgem dúvidas sobre a veracidade de algo que a Bíblia relata ou ensina?

Bem, como para os cristãos trata-se de um livro sagrado, então não existe a menor possibilidade dele conter alguma inverdade, pois o binômio "sagrado = verdade" determinou isto. Neste caso, eles dizem que é você que precisa reinterpretar seus conceitos e mudar a sua forma de abordá-la até que finalmente compreenda a "verdade" nela contida.

O grande problema de se aceitar o sagrado como verdade inquestionável é que grupos diferentes consideram como sagrado coisas diferentes. Para o cristão é a Bíblia, para o muçulmano é o Alcorão, para o judeu é a Torá, para o hindu é o Rig Veda, e por aí vai.

Diversidade de coisas sagradas leva a uma diversidade de verdades.

Verdades estas que divergem entre si com tamanha intensidade que mutuamente se excluem, ou seja, para uma ser considerada verdade, a outra precisa necessariamente ser considerada como mentira.

E é exatamente por este motivo que é muito difícil e complicado o diálogo racional entre pessoas de culturas religiosas diferentes, cada uma com o seu conjunto de coisas sagradas entendidas como verdades inquestionáveis.

5 comentários:

  1. Falou tudo Cleiton, as pessoas não entendem que elas somente são adeptas aquela religião pelo local onde nasceram e por seu grupo de convívio... se fossem japonesas, provavelmente seriam Budistas! Acredito que se colocarem um adventista e um testemunha de jeová para discutirem qual dessas é a verdadeira religião, provavelmente sairia morte!!

    ResponderExcluir
  2. O sagrado para uns é pronano para outros. Religião, proselitista que é, faz muito mal aos homens. Nada, é claro, contra a crença em si. Tudo contra o prselitismo.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Cleiton !!

    Acabei de ver agora mesmo na TV, ao vivo, no canal da IURD, uma encenação que mostra muito bem o que nós discutimos aqui. O pastor da Universal mostra uma pessoa possuída pelo "coisa ruim", com aquelas mudanças de voz e coisas do gênero. Uma das explicações do pastor, foi que o rapaz começou a buscar informações, lendo mais, discutindo e debatendo a palavra sagrada (Bíblia), com isso deixou espaço para o demônio entrar em seu corpo. Ele disse isso várias vezes, que buscar informações, explicações e debater a fé NUNCA deve ser feito. Devemos apenas acreditar cegamente em Deus. Um absurdo mostrar isso as 11h00 da manhã, horário que as crianças estão em casa e podem ver aquele encenação do capeta ao vivo.

    Outro ponto que o pastor focou foi nas músicas, que não devem ser ouvidas (até as músicas gospel mais agitadas) pois distraem os fiéis e perdem o foco em Deus.

    Devemos ser ignorantes...segundo os discípulos de Edir Macedo.

    Abçs..

    Adinan

    ResponderExcluir
  4. Pois é Adinan, igreja safada é que nem governo corrupto, quanto mais ignorante for o povo, melhor para eles.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Cleiton

    Depois que comecei a questionar senti na pele, não busco discutir principalmente com os religiosos, pois a viseira os atrapalham, mas quando vem falar comigo, não consigo ficar calado e aguentar as baboseiras que acreditava antes.

    Abraço.

    ResponderExcluir